Olá pessoal, De uns dias pra cá comecei a trablhar em minha maquina usando o Blender, E percebi que o Tumbleweed não tá liberando a memoria usada, E o Blender consome fácil 10GB de Ram, o que tá acontecendo é que eu preciso ficar toda hora reiniciando a maquina pra utilizar o blender, Pois se eu não fizer isso o sistema congela ou fica muito lento por falta de ram.
Sim eu conheci a ideia do linux ate my ram, Porem nesse caso realmente está impactando, Eu não sei o que tá comendo minha Ram, tentei pesquisar em forums inclusive do próprio opensuse mas não achei nada, Segue prints, Eu simplesmente não acho nada dos aplicativos de monitor do sistema, Eu estou perdido, Não queria sair do Opensuse Tumbleweed eu gosto muito da distro, Estou em pensando em 3 alternativas, Reinstalar o Opensuse e trocar a DE por uma mais leve, Não sei se é possível remover o Gnome sem quebrar o sistema, ou então a ultima alternativa que seria ir para uma distro mais focada nisso como Nobara Linux ou até mesmo o Drauger OS.
O sistema em idle após eu usar parar de usar por um tempo está comendo 6 FREAKING GB DE RAM, nunca vi isso na vida, é como se a Ram não voltasse.
Alguém tem alguma luz do que pode estar acontecendo?
E meio desnecessario ficar no pula pula se tem concerto kkk
Acredito que a solução pro seu problema seja o EarlyOOM
Ele faz o trabalho de taskiller e pode matar os programas parados se vc ajusta-lo para isso, mas o certo a se dizer que isso ta normal, pq enquanto não impossibilitar a maquina e sinal que sua memoria ta sendo bem gerenciada… Então te recomendo a ficar na paz com o software
O Problema é que tá atrapalhando, A Maquina inicia e fica por volta de 1,5 a 2GB a usagem de Ram, Ai consigo abrir o blender e trabalhar normal, Mas se eu por exemplo fecho o blender e vou fazer outra coisa tipo jogar a memoria não volta e simplesmente não aparece nada no monitor do sistema, O reverso também acontece, eu jogar,usar navegador entre outras coisas e quando fecho tudo pra usar o blender tá lá 6GB de memoria em uso, Ai começo a usar o blender chega o consumo de ram a 16GB e a maquina congela ou fica muuuuuito lenta.
Se tu liga mais pro desempenho e não pro gráfico, eu aconselho a testar algumas WM ou TWM, ou até mesmo utilizar uma DE mais leve, como o xfce ou lxqt, depende do gosto, eu por exemplo, uso o BSPWM, geralmente inicio o sistema com 300MB, sendo metade disso por causa do terminal (alacritty) e dos serviços que iniciam junto.
Ai que tá, Eu estava usando Gnome pela facilidade de uso, Mas ultimamente estou realmente precisando da memoria disponível, Não queria sair do Tumbleweed ou quebrar o sistema removendo o Gnome, queria fazer isso somente em ultimo caso mesmo.
O consumo de RAM de seu computador está parecendo normal. O problema é que o Blender usa 2/3 de sua memória, aí complica…
Todas as dicas que o @Flamezito157 deu podem te ajudar.
Atenção também aos aplicativos que você usa. Por exemplo, a GNOME Software fica rodando em segundo plano e ela consome uma quantidade até que boa de memória.
Não parece ser um consumo normal, Pois o sistema inicia e a Ram não fica desse jeito, é apos eu usar o computador um tempo que a ram não volta e fica impossível de usar o Blender desse jeito, Ai sou obrigado a reiniciar a máquina pra usar o Blender ai vai normal, mas fica osso eu reiniciando meu pc toda santa hora.
seria bom você observar as informações de PSI (pressure stall information) essa métrica é a informação mais direta sobre pressão de recursos hoje em dia e é uma boa métrica para saber se seu sistema está tendo dificuldade. As interfaces são:
/proc/pressure/cpu
/proc/pressure/memory
/proc/pressure/io
Eu não me limitaria a só monitorar a memória, pode ser um problema de IO envolvendo swap. De resto, será que você tunou parâmetros do kernel envolvendo comportamento de paginação ou similares em algum momento no passado? Eu daria uma olhada também em sysctl -a
Bem, se a memória usada não está nos aplicativos, então ela está alocada pelo kernel. Algum módulo deve estar alocando espaço e falhando em liberar a memória após o uso, ou pior (o que parece ser o seu caso) não está marcando memória de cache corretamente e ela não é sobrescrita quando necessário.
Quando o computador estiver com a memória cheia, veja o conteúdo do /proc/slabinfo, limpe o cache, e veja novamente para achar o vilão (caso drop _caches resolva).
Um jeito mais amigável mas menos completo é usar o programa smem para obter informações. smem -ua mostra a memória de aplicativos por cada ususário e smem -wa mostra o total de memória alocada pelo kernel.
Uma vez que você ache o módulo que causa o problema, pode configurar alguns parâmetros avançados. Na época que eu tinha esse problema era o zfs que roubava metade da memória pra ele, daí configurei para usar no máximo 2G de cache e resolvi o problema. Mais tarde passei tudo pra btrfs e esse módulo deixa o cache efeticamente como cache, não como memória alocada do módulo.