Antes de descrever o problema, aqui está o hardware.
i3320
4 gb de ram ddr3
2 hds iguais de 1 tera.
1 ssd.
O true nas precisa de no minimo 8gb de ram, mas o abençoado aqui foi e instalou mesmo assim e sem pesquisar muito, funciona mas eu fiquei extremamente limitado.
Eu instalei o true nas por conta de simplesmente ter 1 botão para eu criar a minha pool em mirror(2 discos espelhados), mas agora eu fiquei extremamente limitado por conta de precisar utilizar essa mesma máquina para efetuar testes nos meus softwares(mexo com Java + Spring + MySQL ou MariaDB).
Talvez eu deveria instalar um ubuntu server? Tem algum sistema mais leve que eu consiga aproveitar minha pool para continuar com meu server samba?
Casa Os e Umbrel tem essas funcionalidades de aproveitar a pool?
Por que você não instala o ubuntu server e Nextcloud acho bem mais pratico e não gasta tanto recurso da maquina.
Aqui em casa tenho um Dell Optiplex 3050 core i3 com 4 gb de ram e nele tenho instalado o Nextcloud Onlyoffice Plexmediaserver Zoneminder e Nginx Proxy Manager e Sonarr e ele nunca me deixou na mão, porem no caso do Plex tive que fazer alguns configurações para ele reproduzir na qualidade original na maioria das vezes assim como desativei a detecção de intros e creditos e ja uso este setup desde 2019
Sim, foi basicamente o que fiz. Tive que reinstalar o TrueNas para recuperar meus arquivos. Fui pro linux mint (uso pra IPTV) e fiz um raid 1 com os HD’s.
E meti o nextcloud nele, facilitou bem mais a vida gastando bem menos recursos.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.