Troquei de distro: Kali Linux para ElementaryOS (minha opinião)

Olá novamente, terráqueos! Bom, eu sou bem curioso sobre qual distribuição Linux seria a melhor no meu hardware (que por sinal nem é antigo, mas nem é tão potente assim), e ando testando várias distros aqui no meu notebook.

Queria sair do Kali Linux, e desta vez me deparo com a ElementaryOS, que promete ser meio simples mas com tudo o que se precisa, e pelo visto nisso eles entregam muito bem!

Só tive dificuldades na instalação pois o ElementaryOS não tem tanto suporte a dualboot, pois eu também uso Windows, e eu tive que mexer nas partições manualmente com o GParted (não me julguem, se eu quero fazer dualboot, quero algo acessível e que não pareça mais com uma gambiarra).

Mas não foi nada impossível, só foi lento, graças a meu incrivel HD de 1TB que sempre diz que está bem, mas na verdade tá é morrendo…

Um pedaço do neofetch com as configurações do meu notebook abaixo:

lucas@LENOVO-PC 
--------------- 
Host: 81FD Lenovo ideapad 330-15IKB 
Kernel: 6.5.0-27-generic 
Uptime: 54 mins 
Packages: 1655 (dpkg), 26 (flatpak) 
Shell: bash 5.1.16 
Resolution: 1366x768 
DE: Pantheon 
WM: Mutter(Gala) 
Theme: io.elementary.stylesheet.grape [GTK3] 
Icons: elementary [GTK3] 
Terminal: io.elementary.t 
CPU: Intel i3-7020U (4) @ 2.300GHz 
GPU: Intel HD Graphics 620 
Memory: 2591MiB / 3689MiB

Claro, vou trazer alguns pontos positivos e alguns negativos sobre o que eu tive aqui (não considere isso como o review definitivo dessa distro, pois é minha exclusiva opinião, e talvez seja que maioria dos problemas devem ter sido causados devido a meu hardware fraco).

Pontos positivos:

• Interface bem simples, elegante e intuitiva, e que entrega tudo o que eu quero em uma distribuição Linux;
  • Loja de aplicativos bem feitia, com a sua curadoria excelente e com vários aplicativos bem úteis;
  • Seu design, bem parecido com o macOS, que por sinal é bem bonito.

Pontos negativos:

• O desempenho me deixou um pouco a desejar, mas talvez tenha sido culpa minha por não ter dedicado uma partição a Swap. 4GB de RAM em pleno 2024 é um sofrimento. (DDR4 tá bem caro, hein?)
  • Sofri com alguns servers quebrados e atualizações bem demoradas (não é culpa da minha internet), que consegui arrumar mas não queria ter me deparado com isso de cara…
  • Aplicativos crashando do nada, talvez seja por falta de RAM mesmo (o navegador fechou 3 vezes na escrita desse texto).

Eu sei que eu falei mais do que eu queria (não sei se irão ler tudo), mas espero que tenham pelo menos aceitado o que eu disse (caso tenham alguma ideia de como melhorar um pouco do desempenho aqui, seria legal), mas é isso. Tchau pra vocês…

2 curtidas

Ele tá sem swap ou usa swap em arquivo? Se tiver swap dá pra configurá-la seguindo o link: setando ela pra 20 , por exemplo.

1 curtida

Ele tá sem nenhum tipo de swap, dava pra eu ter colocado uma partição exclusiva na instalação, mas tava com preguiça e não coloquei kkkkkkk

Dá pra adicionar swap seguindo esse tutorial e depois fazer as modificações acima:

1 curtida

Eu tenho 20 gb de ram, o swappness tá setado pra usá-la quando a ram chegar a 95% e mesmo assim o sistema faz uso da swap (pouco, mas faz) em transferencia de arquivos grandes 10 gb de um disco pra outro, por exemplo. Uso Debian e Ubuntu e nos dois a swap é usada.

1 curtida

Pelo que eu saiba, o problema do navegador fechando seja por conta que não fora utilizada nenhum tipo de SWAP.

Mas, como que aparece o neofetch sem nada, apenas o terminal?
Isso é mais para comparar com o KDE, mas, com algumas modificações, com Floorp, terminal, Flameshot e Joplin, estou com mais ou menos 2600MB de RAM usados.

softwaretype@softwaretype-allseries:~$ neofetch
       _,met$$$$$gg.          softwaretype@softwaretype-allseries 
    ,g$$$$$$$$$$$$$$$P.       ----------------------------------- 
  ,g$$P"     """Y$$.".        OS: Debian GNU/Linux 12 (bookworm) x86_64 
 ,$$P'              `$$$.     Kernel: 6.1.0-18-amd64 
',$$P       ,ggs.     `$$b:   Uptime: 21 mins 
`d$$'     ,$P"'   .    $$$    Packages: 2786 (dpkg) 
 $$P      d$'     ,    $$P    Shell: bash 5.2.15 
 $$:      $$.   -    ,d$$'    Resolution: 1440x900 
 $$;      Y$b._   _,d$P'      DE: Plasma 5.27.5 
 Y$$.    `.`"Y$$$$P"'         WM: KWin 
 `$$b      "-.__              WM Theme: Breeze 
  `Y$$                        Theme: [Plasma], Fluent-Light [GTK2/3] 
   `Y$$.                      Icons: Breeze_RC [Plasma], Breeze_RC [GTK2/3] 
     `$$b.                    Terminal: konsole 
       `Y$$b.                 CPU: AMD Athlon 5350 APU with Radeon R3 (4) @ 2.050GHz 
          `"Y$b._             GPU: AMD ATI Radeon HD 8400 / R3 Series 
              `"""            Memory: 2696MiB / 3343MiB 

Ao que me parece, o consumo parece ter uma utilização parecida com Windows, se você estivesse só rodando o navegador com 2 guias

Mas, como que aparece o neofetch sem nada, apenas o terminal?

Eu só tirei o logo do Elementary na hora de postar aqui kkkkkkkkkkk
Coloquei 16GB de Swap pra testar e o navegador não fecha mais, mas o sistema fica mais lento.