Olá novamente, terráqueos! Bom, eu sou bem curioso sobre qual distribuição Linux seria a melhor no meu hardware (que por sinal nem é antigo, mas nem é tão potente assim), e ando testando várias distros aqui no meu notebook.
Queria sair do Kali Linux, e desta vez me deparo com a ElementaryOS, que promete ser meio simples mas com tudo o que se precisa, e pelo visto nisso eles entregam muito bem!
Só tive dificuldades na instalação pois o ElementaryOS não tem tanto suporte a dualboot, pois eu também uso Windows, e eu tive que mexer nas partições manualmente com o GParted (não me julguem, se eu quero fazer dualboot, quero algo acessível e que não pareça mais com uma gambiarra).
Mas não foi nada impossível, só foi lento, graças a meu incrivel HD de 1TB que sempre diz que está bem, mas na verdade tá é morrendo…
Um pedaço do neofetch com as configurações do meu notebook abaixo:
lucas@LENOVO-PC
---------------
Host: 81FD Lenovo ideapad 330-15IKB
Kernel: 6.5.0-27-generic
Uptime: 54 mins
Packages: 1655 (dpkg), 26 (flatpak)
Shell: bash 5.1.16
Resolution: 1366x768
DE: Pantheon
WM: Mutter(Gala)
Theme: io.elementary.stylesheet.grape [GTK3]
Icons: elementary [GTK3]
Terminal: io.elementary.t
CPU: Intel i3-7020U (4) @ 2.300GHz
GPU: Intel HD Graphics 620
Memory: 2591MiB / 3689MiB
Claro, vou trazer alguns pontos positivos e alguns negativos sobre o que eu tive aqui (não considere isso como o review definitivo dessa distro, pois é minha exclusiva opinião, e talvez seja que maioria dos problemas devem ter sido causados devido a meu hardware fraco).
Pontos positivos:
- Interface bem simples, elegante e intuitiva, e que entrega tudo o que eu quero em uma distribuição Linux;
- Loja de aplicativos bem feitia, com a sua curadoria excelente e com vários aplicativos bem úteis;
- Seu design, bem parecido com o macOS, que por sinal é bem bonito.
Pontos negativos:
- O desempenho me deixou um pouco a desejar, mas talvez tenha sido culpa minha por não ter dedicado uma partição a Swap. 4GB de RAM em pleno 2024 é um sofrimento. (DDR4 tá bem caro, hein?)
- Sofri com alguns servers quebrados e atualizações bem demoradas (não é culpa da minha internet), que consegui arrumar mas não queria ter me deparado com isso de cara…
- Aplicativos crashando do nada, talvez seja por falta de RAM mesmo (o navegador fechou 3 vezes na escrita desse texto).
Eu sei que eu falei mais do que eu queria (não sei se irão ler tudo), mas espero que tenham pelo menos aceitado o que eu disse (caso tenham alguma ideia de como melhorar um pouco do desempenho aqui, seria legal), mas é isso. Tchau pra vocês…