Trocar Xfce por Kde Plasma

Bom…

Hoje, resolvi istalar o Kde plasma em meu mint xfce, fiz seguindo esse guia:How to Install KDE Plasma on Linux Mint 22

Funcionou e ate que o kde funcionou bem mesmo minha maquina sendo fraca, o problema é que nao me sinto confortavel com a quantidade de aplicativos duplicados,etc…

Então gostaria de saber qual a melhor distro com KDE plasma que funcionaria bem em uma maquina nao potente

System:
Host: oMaikro-PC  Kernel: 6.14.0-37-generic  Arch: x86_64  Bits: 64
Desktop: KDE Plasma v: 5.27.12  Distro: Linux Mint 22.2 Zara

Machine:
Type: Laptop  System: Multilaser  Product: MLSH0R v: SHG42
Serial: -
Mobo: Multilaser  Model: PC270  Serial: -
UEFI: American Megatrends v: GM116E.B0.0x25  Date: 11/23/2021

Battery:
ID-1: BAT0  Charge: 34.2 Wh (100.0%)  Condition: 34.2/N/A Wh

CPU:
Info: Dual Core  Model: Intel Celeron N4020  Bits: 64  Type: MCP
Cache: L2: 4 MiB
Speed (MHz): Avg: 796  Min/Max: 800/2800
Cores: 1: 796  2: 796

Graphics:
Device-1: Intel GeminiLake [UHD Graphics 600]  Driver: i915 v: kernel
Device-2: Y Media USB Camera  Driver: uvcvideo  Type: USB
Display: x11  Server: X.Org v: 21.1.11  With: Xwayland v: 23.2.6
Driver: X: Loaded: modesetting  Unloaded: fbdev, vesa
DRI: iris  GPU: i915
Resolution: 1366x768 ~60Hz
API: EGL v: 1.5  Drivers: iris, swrast  Platforms: gbm, x11, surfaceless, device
API: OpenGL v: 4.6  Compat-v: 4.5  Vendor: Intel Mesa
Version: 25.0.7-0ubuntu0.24.04.2  Renderer: Mesa Intel UHD Graphics 600 (GLK 2)
API: Vulkan v: 1.3.275  Drivers: N/A  Surfaces: xcb, xlib

Audio:
Device-1: Intel Celeron/Pentium Silver Processor High Definition Audio
Driver: sof-audio-pci-intel-apl
API: ALSA v: k6.14.0-37-generic  Status: kernel-api
Server-1: PipeWire v: 1.0.5  Status: active

Network:
IF-ID-1: wlxb84d43e14686  State: up  MAC: b8:4d:43:e1:46:86

Bluetooth:
Device-1: Realtek 802.11n WLAN Adapter  Driver: btusb, rtw_8723du  Type: USB
Report: hciconfig  ID: hci0  State: up  Address: B8:4D:43:E1:BB:B6  BT-v: 4.2

Drives:
Local Storage: Total: 58.25 GiB  Used: 26.79 GiB (46.0%)
ID-1: /dev/mmcblk0  Vendor: Generic  Model: SCA64G  Size: 58.25 GiB  Type: Removable

Partition:
ID-1: /  Size: 56.54 GiB  Used: 26.78 GiB (47.4%)  FS: ext4  Dev: /dev/mmcblk0p2
ID-2: /boot/efi  Size: 511 MiB  Used: 6.1 MiB (1.2%)  FS: vfat  Dev: /dev/mmcblk0p1

Swap:
ID-1: swap-1  Type: file  Size: 3.97 GiB  Used: 252 KiB (0.0%)  File: /swapfile

Sensors:
System Temperatures: CPU: 60.0 C  Mobo: N/A
Fan Speeds (rpm): N/A

Info:
Memory: Total: 4 GiB  Available: 3.66 GiB  Used: 2.23 GiB (60.7%)
Processes: 208  Uptime: 35m  Shell: Bash  Inxi: 3.3.34

Aproveitando gostaria de perguntar se alguem teria ciencia do porque da minha pessoa enfrentar tantos problemas com audio nessa maquina? Sei que esse not é vagabundo, mas isso é chato dms

MX Linux é uma boa

O Kubuntu ou KDE Neon, podem ser interessantes. Mas é preciso testar para ter certeza.

Infelizmente alguns hardwares são mais chatos que outros, minha sugestão é depois que encontrar uma distro que funciona de boas, fique nela pelo máximo de tempo possível.

:vulcan_salute:

Olá @oMaikro. Se você é novo no Linux, recomendo o Kubuntu; mesma base do Linux Mint (Ubuntu), fácil de usar também..

Se quiser algo diferente, mas ainda fácil, Fedora KDE. Seria bom inclusive para você testar se o áudio funciona melhor no Fedora do que em distros Ubuntu-based.

Se estiver disposto a utilizar uma distro rolling-release e com disposição (e tempo) para aprender, porque aqui a complexidade aumenta: Arch Linux. Ou Manjaro, que é baseado no Arch, porém mais fácil de instalar.

Eu tenho usado o Debian 13 com KDE e por enquanto tá extremamente confiável e rápido. Fui ver meu uptime e meu notebook está a mais de 40 dias sem ser reiniciado e apresentando zero lentidões ou travamentos. O KDE do Debian vem bem secão mas funcionando tudo que precisa funcionar, acho que seria uma boa dar uma testada. O Kubuntu é muito bom e simples também, mas acho ele um pouco menos performático em hardwares antigos. O Fedora KDE acho que é o que funciona mais rápido de todos esses, mas prefiro o suporte de longo prazo do Debian.

Todas boas indicações, mas reforço a do colega que sugere o MX Linux KDE Plasma.

É uma distro que traz o Plasma em Wayland mas mantém a comodidade de oferecer mudança para o X11 já habilitada na tela de login. Não tem essa de “vamos para o Wayland sem volta!”, máximo respeito à escolha do usuário.

Estou fazendo o teste do Kubuntu, resolvi reistalar ele com a opção minimal só instalador e gostaria de perguntar algo…

A edição mínima e padrão, só tem diferenciais nos aplicativos pre instalados ou de drives,começa,etc…?

Estou gostando do kde.

Utilizei ele já tem mais ou menos 25 anos.

Me surpreendi, melhorou bastante.

Tem vários programas bons.

Sim, a diferença está na lista de aplicativos. Instalei a versão mínima. De resto, o sistema é todo o mesmo. Mas é bom instalar a versão “normal” pois na versão normal, a lista de apps é reduzida e já instala algumas coisas que podem ser um pouco chatas/demoradas de fazer.

O Debian oferece essa opção também, não lembro se instalei o X11 na mão alguma hora ou ele já veio habilitado por padrão.