Trocar placa de vídeo de notebooks

Olá!

Meu notebook é o Dell G3 3579 A30P. É um i7 8750H, 16GB de Ram, GTX 1050ti e um SSD m2 de 1TB. Ele é excelente, o que ferra é a placa de vídeo. Já joguei ela totalmente em desempenho máximo pelo painel da nVidia, fiz overclock e comprei um carregador de 240W pra aguentar isso. Melhorou bem mas mesmo assim não consigo jogar alguns jogos que gosto, no mínimo, a pelo menos 60fps. Se eu fosse trocar, trocaria por algum com pelo menos uma RTX 2060, mas o ruim é que está R$9 mil. Existe alguma mínima possibilidade de trocar somente a placa de vídeo dele pra eu não ter que desembolsar essa grana toda só por causa da placa de vídeo? eGPU não é uma opção pois viajo muito, não posso transportar. Vi no mercado livre alguns anúncios de placas de vídeo de notebook. Me ajude nessa, por favor.
Caso isso seja possível, me indiquem quem possa fazer, por favor.

Muito obrigado. Abraço!

Em muitos casos a placa de vídeo é soldada na placa-mãe. Se esse for o seu caso, ao menos que você tenha equipamento para desfazer/refazer a solda, não.

É muito raro que haja possibilidade de upgrade de placa de vídeo em notebook. Aliás, essa é uma característica que o usuário escolhe quando vai montar seu equipamento.

Mais modularidade → desktop
Mais mobilidade → notebook

É interessante lembrar também que todo hardware pra notebook é mais fraco do que o “equivalente” pra desktop. Como há restrição de consumo de energia, a 1050 mobile é mais fraca que a 1050 desktop. Até mesmo os processadores que possuem numeração semelhante são mais fracos.

A solução pra atualização de notebook (salvo pequenos upgrades) é a compra de outro modelo.

Edit: Se o seu computador for igual esse, não é possível trocar a placa de vídeo. Aqueles que pode ter upgrade possuem um conector específico para a placa de vídeo.

Pesquisando um pouco seu modelo, essa série de notebooks da Dell G3 15 (3579) não é possível trocar nem VGA nem processador por ambos virem soldados direto na placa mãe, nem tentaria deslodar nenhum deles com objetivo de upgrade, ja que todo projeto e construído para o consumo e componestes da placa, no máximo esses notebooks são vendidos com uma GTX 1060 Max-Q, o único update é a compra de outro notebook mais atual.

Val lembrar o desempenho das placas de vídeo para notebooks variam de 10~15% mais lentas que as versões de desktop devido a limitações de consumo/aquecimento. GTX 1050 TI é uma placa mais indicada para jogar em resolução HD e Full HD dependendo do jogo e dos presets escolhidos.

Como já deu pra ver, infelizmente notebook é assim. Ou você desembolsa rios de dinheiro pra comprar algo com as tecnologias mais novas, ou fica com o que tem.

O que eu acho muita sacanagem de alguns desse fabricamentes é os specs altos em alguns cantos (as vezes vem com i7) e specs baixos em outros (placa de vídeo mixuruca). Além dos “1000GB [de armazenamento]”.

1 curtida