Trocar OS de smartphone

Boa tarde! Tenho uma dúvida que vem me incomodando já há algum tempo.

Tenho um aparelho que usa OS Android, porém o tamanho desse sistema em conjunto com os apps bloqueados toma 6.80G do total de 8G de armazenamento do aparelho. E isso é algo incômodo, até que resolvi trocar o sistema.

Nos PCs você usa live USB ou live CD pra carregar o sistema na memória e então ter acesso a montagem, a minha dúvida é: Como ocorre isso em um aparelho móvel ?

Já sei que precisa ter root desbloqueado, mas como carregar o novo sistema ? É necessário algum programa específico em um computador e então carregar pro aparelho ou diretamente do aparelho você sobe o novo sistema ?

1 curtida

Para vc trocar a ROM vc precisa desbloquear o BOOTLOADER, e colocar uma CUSTOM RECOVERY - como TWRP.
Precisa achar uma ROM compatível com o seu aparelho e colocar no cartão SD

2 curtidas

OBS: não precisa fazer ROOT para trocar a ROM. E sim desbloquear o BOOTLOADER, e cada marca tem um jeito diferente. Por experiencia própria Samsung e Motorola são fáceis. Mas eu ultimamente uso XIAOMI e esses aparelhos são chatos para desbloquear.
Outra marca além dessas não sei como desbloquear.

1 curtida

Acesse twrp.me e veja o twrp pro seu dispositivo, se seu aparelho não aparecer provavelmente não existem custom roms pro seu modelo.

1 curtida

desbloqueia o bootloader (caso seu telefone precise, telefones Samsung por exemplo não precisam), instala uma custom recovery (twrp por exemplo site oficial aqui), e “flasheia” o .zip que vc baixou da internet com o twrp

1 curtida

Uma parte dos sites onde pesquisei sobre dizia que precisava do root, acabei tomando isso como necessário, obrigado pela explicação.

No caso quero trocar a rom de um LG.

Não precisa eu trocava a ROM direto nos meus aparelhos. Mas LG não manjo.
@leoteodoro obr pela informação realmente não precisa tem um programa que já faz tudo.

Qual LG? a maioria dos dispositivos LG não tem custom roms clique aqui pro twrp LG

Certo, aproveitando o tópico, você conhece alguma rom entre 600MB e 2G ? Algo extremamente leve.

Depende muito da ROM, mas não existe ROM com 2GB depois que instalou no celular o minimo que eu vi era 5,5 GB

Depende muito do aparelho no xda você encontra roms, a maioria das roms são 600mb a 2gb, após instaladas que ficam entre 4 ou 5gb

XDA

É um LG g4 beat, o sistema Android dele tá pegando uns 6G mais ou menos.


No youtube tem uns videos mostrando a troca de ROM. A maioria é ROM STOCK (ROM ORIGINAL) que no seu caso não ajuda muito.
Ou vc Desbloqueia o BOOTLOADER e depois faz ROOT e instalar programas que desinstalam apps que o sistema não permite.

A parte mais importante já peguei, que era de como subir a rom, agora só preciso achar uma rom leve, nem precisa de muitos recursos, desde que funcione ligações, câmera, conexão wifi e bluetooth já é o suficiente, nem precisa ser uma rom bonita só funcional mesmo.

Dando uma pesquisada aqui o seu é o H736P não possui versão do twrp e nenhuma custom rom conhecida (estranho, por ser snapdragon e ter sempre roms).

Uma dica é comprar um cartão sd de 32gb.

Eu tenho um, só não tornei ele ainda permanente do sistema, ainda tá do jeito normal.

Alguns aparelhos ocultam essa opção do sistema, mas você pode mostrar pelo adb fastboot, o tutorial do lg k10 no youtube funciona perfeitamente.

Tem TWRP modificadas para vários aparelhos, mas é meio arriscado quando não tem a versão oficial.
E existe outros CUSTOM RECOVERY: CWM, Philz Touch, orange fox

Opa! Primeiramente, não é preciso ter root. Apenas é preciso instalar um recovery como o TWRP. Isso depende do modelo do seu celular. Por exemplo, tenho um Samsung Galaxy J7 2016 aqui. Eu vou no site do TWRP, baixo um arquivo .tar correspondente ao meu telefone, abro o Samsung Odin3 e seleciono para trocar o bootloader/AP, selecionando o arquivo .tar que baixei. Em outras marcas de telefone, geralmente é preciso realizar este procedimento via ADB. Para saber como fazer no seu telefone, pesquise algo como "Seu-modelo TWRP. Se você fala inglês, recomendo dar uma passada no fórum XDA. Aquilo é tipo um Diolinux Plus do Android e mobile geral.

1 curtida