Trocar o sistema Linux por outro

Boa tarde

Comprei um notebook Asus que veio com Endless OS 3 mas estou tendo um pouco de dor de cabeça com essa distribuição, eu já usei o Linux Mint anteriormente na minha antiga máquina e funcionava perfeitamente, a minha dúvida é: Como eu posso remover o Endless da minha máquina e instalar outra distribuição? No YouTube só encontro vídeos de como tirar o Linux e instalar Windows, mas no meu caso eu quero tirar uma distribuição para por outra, sem sair do mundo do Linux

Vc pode iniciar o processo de instalação da nova distro e usar o própio gerenciador de disco da instalação para apagar as partições da distro anterior.

4 curtidas

Dá uma conferida nesse meu projeto. Inclusive tem todo passo a passo pra fazer a instalação

http://tigeros.com.br

1. Baixe o balenaEtcher;
  2. Baixe a ISO do Linux Mint (de sua escolha);
  3. Mande criar o pendrive de boot usando a ferramenta indicada.
  4. Ao terminar esse processo, deixe o pendrive espetado e vá direto para a BIOS (geralamente tecla F12, mas varia de fabricante para fabricante);
  5. Coloque o seu pendrive em primeiro lugar na ordem de boot (pode seguir os tutoriais que você encontrou sobre Windows, a essência é a mesma);
  6. Siga o rumo da venta instalando o Mint
2 curtidas

Faça os procedimentos acima e para formatar, veja abaixo.

No próprio instalador do Mint você irá encontrar esta parte do processo (depois de escolher o idioma, definir o layout do teclado e se quer instalar ou não os codecs de vídeo e aúdio).

Caso queira manter a instalação padrão (sem definir nenhuma partição de escolha pessoal), é só manter a primeira opção ativa e seguir caminho. Ela automaticamente irá LIMPAR tudo que há no seu HD ou SSD e instalar o sistema sem maiores dificuldades.

Após clicar para Instalar Agora, você terá uma caixa de diálogo como essa. Basicamente ela irá listar todas as modificações que serão realizadas no seu disco.

Só continuar e aguardar o término da instalação.

2 curtidas

Obrigado, me ajudou muito! Mas como eu faço para deixar o Mint na memória do notebook e tirar o Endless? Agora ele está em dual boot e com o pen drive conectado ainda

Antes da instalação recomendo usar alguma distro em modo live e deletar todas as partições do HD. Aí dps vc faz a instalação do mint.

Ué, era só mandar apagar o disco e instalar o Linux Mint, como o @rafa.k mostrou acima

1 curtida

Dá pra fazer com o Mint