Olá, pessoal! Sou iniciante ao extremo nesse mundo de Linux e preciso de auxílio para trocar o sistema Linux gutta por outro. Andei pesquisando e ao meu ver, vi bastante gente falando do Mint, Ubuntu e Zorin Os. Basicamente, comprei um notebook que vem com o Linux gutta instalado e não faço a menor ideia de como trocar para um desses três que citei utilizando o pendrive. Alguém pode me ajudar?
Olá niah!
Seja muito bem vinda!
Que bom que você pretende manter um Linux em seu notebook, acredito que você irá gostar bastante e saiba que é bem fácil de instalar seu novo Linux.
Sugiro que para ter uma experiência tranquila pesquise antes sobre as distros e programas que você vai precisar. Não tenha pressa, veja vídeos leia alguns artigos primeiro. No canal do Diolinux tem várias reviews de distros onde mostram como instalar conhecer a interface.
Comente conosco:
- Qual é seu perfil de uso… mais para trabalho? mais para jogos?
- Quais programas são fundamentais para você?
- Qual a descrição do seu notebbok, marca, modelo…
Vou deixar aqui dois links que considero um bom começo:
Eu fiquei curioso, não sabia da existencia do Linux Gutta, mas sabia que alguns laptops da Accer tinham Linux instalado, acho que pra baixar o custo de licenciamento.
Pelo que vi ele é um sistema desatualizado, ta no limbo.
Pra quem é novo que nem eu e você, Mint, Zorin e Ubuntu são muito legais, eu passei pelas 3(fiquei um tempo em cada, ai cheguei recentemente aqui nesse fórum, e atualmente depois de mais alguns saltos, parei na Fedora e to bizonhando nela).
Se você veio do windows(antes de adquirir esse Laptop), mas não quer instalar windows novamente, sugiro o Zorin OS, que é bem parecido com o Windows, é familiar e com a recente queda do windows 10, muita gente migrou pro Linux em geral, sendo o Zorin OS uma das principais portas junto ao Mint(que é bem fácil de usar também, e também é amigavel pra quem veio do Windows).
Caso tenha um pendrive sobrando, tem o Rufus, mas também tem o Ventoy.
A vantagem do segundo é que não é necessário formatar ele caso você mude de ideia e queira instalar outro Sistema Operacional na sua máquina, e dependendo do espaço de armazenamento interno dele, da pra deixar um monte de sistemas ao seu dispor.
Sugiro fortemente que após experimentar várias distros em modo live, isto é, sem instalar no seu computador, quando escolher sua distro, leia o guia de instalação da mesma. Lá você deverá encontrar inclusive como criar seu pendrive para a instalação. Apesar de existirem vários programas excelentes para isso, alguns não funcionam muito bem em determinadas distros e isso pode ser bem frustrante. ![]()
E como sempre digo, experimente muito, teste várias distros. Você é a melhor pessoa para escolher a melhor distro para seu uso.