Olá pessoal, espero que estejam bem.
Recentemente fiz a instalação do Linux Mint XFCE(Linux Mint 21.3) na máquina que utilizo no trabalho, que possui as seguintes configurações:
Marca: DELL
CPU: Intel i5-8265U (8) @ 3.900GHz
GPU: Intel WhiskeyLake-U GT2 [UHD Graphics 620]
Memória RAM: 12GB
SDD de 256GB
A máquina em si não é ruim, e lida bem com o meu uso profissional que implica em utilizar programas voltados ao desenvolvimento web, como: vscode, docker, apache2, dbeaver, etc…
Instalei essa distribuição pois tinha familiaridade com o Linux Mint usando ele a pouco mais de um ano e achei muito satisfatória a experiência. Sobre a interface XFCE, tive contato por meio do Xubuntu e também não achei ruim, visto que entendi a proposta dela de ser algo leve e funcional. Como eu nunca tive uma experiência de trabalhar com o Linux, acabei ficando na minha zona de conforto, e não considerei instalar outras distribuições como o Fedora ou Zorin por medo de não saber lidar com os futuros problemas.
Estou a mais de um mês usando o sistema nessas configurações e com essa distribuição, e até agora não tive nenhum problema, o desempenho está sendo muito bacana, onde meu notebook não está sofrendo mais com a parte do desenvolvimento. A única coisa que esta me dando uma certa “gastura” é o fato de como é a imagem na tela do meu notebook, pois a resolução está em 1920 * 1080 e a imagem fica boa, mas a escala fica terrível, onde os ícones e textos ficam muito pequenos, sempre que acesso alguma página web/aplicativo eu preciso alterar o tamanho da fonte ou aplicar algum zoom. Esse problema de escala não ocorre na minha tela secundária(pois maior que a tela do meu notebook), então acaba “quebrando um galho”.
Por conta disso estou cogitando alterar a interface gráfica, mas não queria formatar o notebook visto que eu tenho muita coisa configurada(banco de dados, repositórios, aplicativos, etc…) e demandaria um certo tempo até ajustar tudo isso em um novo SO.
Já tentei mudar a resolução da tela do notebook e não ficou legal, a imagem ficou estranha e não me agradou, tentei mudar a escala e também não ficou bom. Já pesquisei em alguns fóruns mas não achei nada relacionado a minha dúvida.
Vocês sabem me dizer se eu consigo alterar a interface gráfica do meu sistema para um Mate/Gnome/KDE? Quero deixar meu sistema com uma estética melhor.
Fazendo essa alteração, existe risco de “quebrar” meu sistema? Sei que toda alteração grande tem riscos, mas nesse caso quero saber se a probabilidade de dar errado é alta ou baixa.
Tentei instalar a interface Mate sozinho, e não deu muito certo, tenho o ícone do Mate para selecionar ao lado do XFCE porém não consigo acessar o sistema quando seleciono ele.