Trocar interface gráfica Linux Mint

Olá pessoal, espero que estejam bem.

Recentemente fiz a instalação do Linux Mint XFCE(Linux Mint 21.3) na máquina que utilizo no trabalho, que possui as seguintes configurações:

Marca: DELL
CPU: Intel i5-8265U (8) @ 3.900GHz
GPU: Intel WhiskeyLake-U GT2 [UHD Graphics 620]
Memória RAM: 12GB
SDD de 256GB

A máquina em si não é ruim, e lida bem com o meu uso profissional que implica em utilizar programas voltados ao desenvolvimento web, como: vscode, docker, apache2, dbeaver, etc…

Instalei essa distribuição pois tinha familiaridade com o Linux Mint usando ele a pouco mais de um ano e achei muito satisfatória a experiência. Sobre a interface XFCE, tive contato por meio do Xubuntu e também não achei ruim, visto que entendi a proposta dela de ser algo leve e funcional. Como eu nunca tive uma experiência de trabalhar com o Linux, acabei ficando na minha zona de conforto, e não considerei instalar outras distribuições como o Fedora ou Zorin por medo de não saber lidar com os futuros problemas.

Estou a mais de um mês usando o sistema nessas configurações e com essa distribuição, e até agora não tive nenhum problema, o desempenho está sendo muito bacana, onde meu notebook não está sofrendo mais com a parte do desenvolvimento. A única coisa que esta me dando uma certa “gastura” é o fato de como é a imagem na tela do meu notebook, pois a resolução está em 1920 * 1080 e a imagem fica boa, mas a escala fica terrível, onde os ícones e textos ficam muito pequenos, sempre que acesso alguma página web/aplicativo eu preciso alterar o tamanho da fonte ou aplicar algum zoom. Esse problema de escala não ocorre na minha tela secundária(pois maior que a tela do meu notebook), então acaba “quebrando um galho”.

Por conta disso estou cogitando alterar a interface gráfica, mas não queria formatar o notebook visto que eu tenho muita coisa configurada(banco de dados, repositórios, aplicativos, etc…) e demandaria um certo tempo até ajustar tudo isso em um novo SO.

Já tentei mudar a resolução da tela do notebook e não ficou legal, a imagem ficou estranha e não me agradou, tentei mudar a escala e também não ficou bom. Já pesquisei em alguns fóruns mas não achei nada relacionado a minha dúvida.

Vocês sabem me dizer se eu consigo alterar a interface gráfica do meu sistema para um Mate/Gnome/KDE? Quero deixar meu sistema com uma estética melhor.

Fazendo essa alteração, existe risco de “quebrar” meu sistema? Sei que toda alteração grande tem riscos, mas nesse caso quero saber se a probabilidade de dar errado é alta ou baixa.

Tentei instalar a interface Mate sozinho, e não deu muito certo, tenho o ícone do Mate para selecionar ao lado do XFCE porém não consigo acessar o sistema quando seleciono ele.

Eu recomendaria primeiro experimentar a interface Cinnamon, que é a principal do Linux Mint, e mais bem-acabada. No Cinnamon, você pode alterar a escala dos textos em Configurações > Seleção de fonte > Configurações da fonte > Fator de escalonamento do texto. Pode também tentar ajustar a escala da resolução em Configurações > Monitor > Escala da interface do usuário.

Para instalar o Cinnamon, execute o comando:
sudo apt install mint-meta-cinnamon.

Se você quiser, contudo, experimentar outras interfaces, fique à vontade. O Mate, você pode instalar com o comando:
sudo apt install mint-meta-mate.

O GNOME e o KDE podem ser instalados da mesma forma. Para o GNOME, você pode instalar o pacote vanilla-gnome-desktop, que trará um ambiente GNOME bem padrão, e o KDE você pode instalar com o pacote kde-plasma-desktop.

Algumas considerações:

• GNOME e KDE Plasma são ótimos ambientes de desktop. Mas se você instalá-los no Linux Mint, talvez não tenha uma experiência tão coesa, visto que esses ambientes não são “curados” pela equipe do Linux Mint, como Cinnamon, XFCE e Mate. Pode ser que fique com muitos aplicativos redundantes, inconsistências visuais, etc. Para usar o GNOME ou KDE, eu recomendaria outras distros, como o Debian, Fedora, Arch, openSUSE (mas você não quer mudar de distro)…

• Por outro lado, no Linux Mint, transicionar entre os ambientes Cinnamon, Mate e XFCE é muito mais suave, visto que eles usam quase o mesmo conjunto base de aplicativos (os XApps), e os temas são ajustados para ficar bem nesses três ambientes de desktop, são menos pacotes para ser instalados, então, a “poluição” deve ser menor… rsrs

• Após instalar outro ambiente gráfico, se quiser remover o XFCE, você pode fazê-lo com os comandos:
    sudo apt remove mint-meta-xfce
    sudo apt autoremove --purge

Importante:
Faça backup do sistema com o Timeshift, antes de realizar esses procedimentos, visto que trocar de ambiente gráfico não é o mesmo que trocar de navegador. São dezenas, ou até centenas de pacotes sendo instalados/removidos do sistema.

2 curtidas

Muito obrigado Thiago! Neste final de semana vou aproveitar que estarei com o meu note em casa e irei criar uma cópia de segurança com o Timeshift e vou testar Cinnamon.

Valeu pela ajuda, passar bem.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.