Tô querendo trocar meu HD que está queimado por um SSD, porém não sei como fazer essa troca, aonde encontro o SSD para comprar, alguém me envia o link do SSD? Considerando que meu computador é um all in one. Quando eu fazer a troca, o SSD já vem com sistema operacional instalado ou eu mesmo que preciso instalar? Como funciona essa instalação?
Pelo seu comentário, o ideal é vc levar a máquina em uma loja que trabalhe com manutenção, para evitar problemas.
Inclusive, adquirir o SSD em loja traz a garantia de que não irá comprar algo pirata. Eu tenho um SSD da Kingston a quase 2 anos e é muito bom, nunca deu problema.
Quanto ao sistema operacional, não vem com nada pré-instalado. Vc mesmo pode fazer a instalação, seguindo tutoriais no YT.
Se for usar o Windows, pode adquirir a licença na loja da Microsoft, mas se quiser uma distro Linux, pode seguir esse tutorial AQUI.
O problema que não quero levar em um técnico, pois aqui aonde moro não tem nenhum, quero eu mesmo efetuar a troca, acredito que não seja algo tão complexo, mas muito obrigado pela recomendação! Sobre a instalação, acredito que seja possivel fazer com pendrive bootavel, corrija-me se eu tiver errado.
A instalação do sistema é a mesma do HD. O SSD vem em branco, você que instala o sistema. Para comprar SSD, vai em sites como Pichau, Kabum ou até na Amazon. Veja qual slot tem disponível no seu computador para comprar um SSD compativel.
Existe SSD falsificado, vc pode acabar tendo dor de cabeça não levando a sua maquina em uma loja especializada, se vc levar em uma loja especializada de qualidade os SSDs dela vão ser de qualidade.
Rapaz, não tem loja especializada ai?
Cara o risco de comprar falsificado em loja online é muito grande.
Não muito mistério em trocar o hd para um ssd. Você só vai precisar de uma chave estrela ou fenda para abrir o gabinete e remover os cabos do HD anterior e remove-lo.
Aí você pode colocar o ssd no mesmo lugar do antigo hd conectando seus cabos, parafusando-o e fechando o gabinete em seguida.
tente ver se numa cidade vizinha tem suporte técnico. se não tiver, procure o manual de seu NoBo para saber qual a placa mãe e se suporta SSD M.2 SATA ou NVMe e o adaptador respectivo.
de posse da informação sobre seu NoBo e a placa, procure no youtube como trocar o HD pelo SSD.
mas não se esqueça que fará por sua vonta e risco.
Parceiro, pelo teu comentário inicial vejo que não tem tanto conhecimento técnico para fazer essa troca. É simples de fazer sim, mas precisa de cuidado para não danificar o computador.
Instalar a distro Linux depois é super simples, principalmente se usar Ubuntu, porque ele vem praticamente pronto com drivers e tudo, então na hora que instalar é só usar. Se for Windows vai dar mais trabalho porque vai precisar instalar os drivers manualmente.
De toda firma recomendo o que os amigos recomendaram: procure um técnico para fazer isso pra ti.
Você pode comprar um SSD em lojas como a Kabum ou a Pichau. Eu uso (e recomendo) o A400 da Kingston. Tenho esse há 3 anos, e ele está assim:
Você vai ter que instalar o Sistema Operacional
Melhor você buscar um Técnico que possa instalar o SSD no lugar do HD.
Sim, é possível fazer um Pendrive Bootável e instalar o sistema por ele. Eu recomendaria o Ventoy, que apesar de ser chatinho de instalar, ele é extremamente útil. Eu abordei um pouco de como usar ele aqui:
E assim como já foi recomendado aqui pelos demais, vai a recomendação: Busque um técnico para instalar esse SSD. Apesar de não ser ciência de foguete, tem chances de danificar o seu computador se você não tem muito conhecimento.
percebo por seus comentários que vc n tem conhecimento técnico para realizar o que deseja. vc tem certeze de que seu HD deu problema? melhor procurar técnico em cidade vizinha.
Tem alguns tutoriais de troca de HD por ssd no youtube.
Antigamente existia o curso de montagem de computadores. Meu pai fez isso nos anos 90. Eu era curioso, adolescente, e fiquei só olhando ele montar. Tenho boas memórias disso e também de quando eu fui mexer e atualizei a bios para uma versão incompatível, estragando a placa mãe. Passados mais alguns anos, fiz a montagem de um outro computador em cima da cama e provavelmente queimei algum componente devido à eletricidade estática. Fui tentar desmontar e montar o processador e liguei ele sem o cooler. Na época o processador não tinha a capsula de proteção e o amd athlon queimou. Recentemente quando montei o computador da minha esposa eu entortei um pino da CPU, mas felizmente consegui desentortar, então esse erro não gerou prejuízo.
Moral da história: Se você deseja se profissionalizar nisso, procure um curso. Já se for “entusiasta”, procure muito conhecimento prático de outras pessoas, hoje mais acessíveis pelos vídeos online. Quando já tiver visto uns 5 vídeos de pessoas sérias fazendo o procedimento (evite aqueles “Troquei o SSD e veja só o que deu”), então você pode seguir pro próximo passo que é escolher o ssd ideal. Siga essa mesma dica de procurar informações até não ter mais dúvidas básicas sobre o processo todo: compra do ssd, instalação do hardware, configuração do hardware, e instalação do sistema operacional.
Caso tenha dúvidas específicas, traga para gente e vamos respondê-las com o maior prazer!
Bons tempos aqueles, a S.O.S Computadores que só ensinava a mexer no orkut kkk
Todos nós temos nossa história inusitada na informática que fazem os mais veteranos ficarem horrorizados.
Lembro-me como se fosse ontem eu usando o windows98 normalmente e derrepente “zas” o sistema travava, a tela ficava preta com um pontinho branco piscando e aí tinha que dá boot e fazer o scandisk, exame de superfície para depois usar o “sandisk/restore”

O meu hd da época essa esse que eu chamava de marmita kkkk
Hoje a falsificação de peças de informática esta a nível profissional.
Até quem trabalha na área de TI cai nos golpes.
Marcas conhecidas são alvo da pirataria.
Nem aquele velho ditado “Quando a esmola é muita o Santo desconfia” funciona com essa pirataria?
Em alguns casos sim, algumas vezes a esmola pode ser muita e ser falso, mas vc vai escolher comprar o mais caro por ele poder ser verdadeiro? eu prefiro comprar em uma loja especializada pessoalmente ou contacta-la diretamente sem intermediador.
É que perguntei, pois a última peça de Hardware que comprei foi um SSD da Kingston em 2021, na Kabum antes dela ser vendida para a Magalu.