Trocar HD por SSD

Tô querendo trocar meu HD que está queimado por um SSD, porém não sei como fazer essa troca, aonde encontro o SSD para comprar, alguém me envia o link do SSD? Considerando que meu computador é um all in one. Quando eu fazer a troca, o SSD já vem com sistema operacional instalado ou eu mesmo que preciso instalar? Como funciona essa instalação?

Pelo seu comentário, o ideal é vc levar a máquina em uma loja que trabalhe com manutenção, para evitar problemas.
Inclusive, adquirir o SSD em loja traz a garantia de que não irá comprar algo pirata. Eu tenho um SSD da Kingston a quase 2 anos e é muito bom, nunca deu problema.

Quanto ao sistema operacional, não vem com nada pré-instalado. Vc mesmo pode fazer a instalação, seguindo tutoriais no YT.
Se for usar o Windows, pode adquirir a licença na loja da Microsoft, mas se quiser uma distro Linux, pode seguir esse tutorial AQUI.

7 curtidas

O problema que não quero levar em um técnico, pois aqui aonde moro não tem nenhum, quero eu mesmo efetuar a troca, acredito que não seja algo tão complexo, mas muito obrigado pela recomendação! Sobre a instalação, acredito que seja possivel fazer com pendrive bootavel, corrija-me se eu tiver errado.

A instalação do sistema é a mesma do HD. O SSD vem em branco, você que instala o sistema. Para comprar SSD, vai em sites como Pichau, Kabum ou até na Amazon. Veja qual slot tem disponível no seu computador para comprar um SSD compativel.

1 curtida

Existe SSD falsificado, vc pode acabar tendo dor de cabeça não levando a sua maquina em uma loja especializada, se vc levar em uma loja especializada de qualidade os SSDs dela vão ser de qualidade.

Rapaz, não tem loja especializada ai?
Cara o risco de comprar falsificado em loja online é muito grande.

Não muito mistério em trocar o hd para um ssd. Você só vai precisar de uma chave estrela ou fenda para abrir o gabinete e remover os cabos do HD anterior e remove-lo.
Aí você pode colocar o ssd no mesmo lugar do antigo hd conectando seus cabos, parafusando-o e fechando o gabinete em seguida.

tente ver se numa cidade vizinha tem suporte técnico. se não tiver, procure o manual de seu NoBo para saber qual a placa mãe e se suporta SSD M.2 SATA ou NVMe e o adaptador respectivo.

de posse da informação sobre seu NoBo e a placa, procure no youtube como trocar o HD pelo SSD.

mas não se esqueça que fará por sua vonta e risco.

Parceiro, pelo teu comentário inicial vejo que não tem tanto conhecimento técnico para fazer essa troca. É simples de fazer sim, mas precisa de cuidado para não danificar o computador.

Instalar a distro Linux depois é super simples, principalmente se usar Ubuntu, porque ele vem praticamente pronto com drivers e tudo, então na hora que instalar é só usar. Se for Windows vai dar mais trabalho porque vai precisar instalar os drivers manualmente.

De toda firma recomendo o que os amigos recomendaram: procure um técnico para fazer isso pra ti.

2 curtidas

Você pode comprar um SSD em lojas como a Kabum ou a Pichau. Eu uso (e recomendo) o A400 da Kingston. Tenho esse há 3 anos, e ele está assim:

Você vai ter que instalar o Sistema Operacional

Melhor você buscar um Técnico que possa instalar o SSD no lugar do HD.

Sim, é possível fazer um Pendrive Bootável e instalar o sistema por ele. Eu recomendaria o Ventoy, que apesar de ser chatinho de instalar, ele é extremamente útil. Eu abordei um pouco de como usar ele aqui:

E assim como já foi recomendado aqui pelos demais, vai a recomendação: Busque um técnico para instalar esse SSD. Apesar de não ser ciência de foguete, tem chances de danificar o seu computador se você não tem muito conhecimento.

percebo por seus comentários que vc n tem conhecimento técnico para realizar o que deseja. vc tem certeze de que seu HD deu problema? melhor procurar técnico em cidade vizinha.

4 curtidas

Tem alguns tutoriais de troca de HD por ssd no youtube.

Antigamente existia o curso de montagem de computadores. Meu pai fez isso nos anos 90. Eu era curioso, adolescente, e fiquei só olhando ele montar. Tenho boas memórias disso e também de quando eu fui mexer e atualizei a bios para uma versão incompatível, estragando a placa mãe. Passados mais alguns anos, fiz a montagem de um outro computador em cima da cama e provavelmente queimei algum componente devido à eletricidade estática. Fui tentar desmontar e montar o processador e liguei ele sem o cooler. Na época o processador não tinha a capsula de proteção e o amd athlon queimou. Recentemente quando montei o computador da minha esposa eu entortei um pino da CPU, mas felizmente consegui desentortar, então esse erro não gerou prejuízo.

Moral da história: Se você deseja se profissionalizar nisso, procure um curso. Já se for “entusiasta”, procure muito conhecimento prático de outras pessoas, hoje mais acessíveis pelos vídeos online. Quando já tiver visto uns 5 vídeos de pessoas sérias fazendo o procedimento (evite aqueles “Troquei o SSD e veja só o que deu”), então você pode seguir pro próximo passo que é escolher o ssd ideal. Siga essa mesma dica de procurar informações até não ter mais dúvidas básicas sobre o processo todo: compra do ssd, instalação do hardware, configuração do hardware, e instalação do sistema operacional.

Caso tenha dúvidas específicas, traga para gente e vamos respondê-las com o maior prazer!

2 curtidas

Bons tempos aqueles, a S.O.S Computadores que só ensinava a mexer no orkut kkk
Todos nós temos nossa história inusitada na informática que fazem os mais veteranos ficarem horrorizados.
Lembro-me como se fosse ontem eu usando o windows98 normalmente e derrepente “zas” o sistema travava, a tela ficava preta com um pontinho branco piscando e aí tinha que dá boot e fazer o scandisk, exame de superfície para depois usar o “sandisk/restore”
w98_startup_disk_startup_menu_640x400
images
O meu hd da época essa esse que eu chamava de marmita kkkk

Hoje a falsificação de peças de informática esta a nível profissional.

Até quem trabalha na área de TI cai nos golpes.

Marcas conhecidas são alvo da pirataria.

Nem aquele velho ditado “Quando a esmola é muita o Santo desconfia” funciona com essa pirataria?

1 curtida

Em alguns casos sim, algumas vezes a esmola pode ser muita e ser falso, mas vc vai escolher comprar o mais caro por ele poder ser verdadeiro? eu prefiro comprar em uma loja especializada pessoalmente ou contacta-la diretamente sem intermediador.

1 curtida

É que perguntei, pois a última peça de Hardware que comprei foi um SSD da Kingston em 2021, na Kabum antes dela ser vendida para a Magalu.