Eu percebi que os Flatpak’s e snap’s utilizam muito espaço de disco, um simples editor de texto com 3GB de tamanho. Isso só é possível hoje em dia por conta da relação de Real por Giga?
Quais programas realmente vale a pena ter em Flatpak?
Bem, vai depender de muita coisa… Avaliando os pontos positivos e negativos de ter app nesses formatos, eu diria que vale a pena se o software que você usa não estiver disponível no repositório da sua distribuição, ou caso a versão disponível não contenha as funcionalidades que você necessita.
O ideal é ver por você mesmo os prós e contras de cada formato e decidir conforme suas prioridades. Tem vários tópicos sobre isso, até mesmo reportagens do Diolinux, discutindo esses aspectos.
Depende muito. Se você instalar um aplicativo que está fora do ambiente gráfico que você utiliza, ele também irá ocupar bastante espaço por causa das dependências. Por exemplo, se instalar o Kcalc no Gnome, ele vai ocupar 300 MB. Uma simples calculadora.
Porém, se eu instalar o Kate ou qualquer outro aplicativo do KDE no Gnome, ele vai ocupar bem menos espaço.
A mesma coisa é com os Flatpaks. Eu tenho aqui o Kdenlive, e como foram baixadas todas as dependências dele, o espaço que o Kcalc ocuparia seria bem menor.