Troca de SSD de Dell Latitude 5450 BTX, BCC

Recebi um notebook novo da empresa (modelo Dell Latitude 5450 BTX, BCC), enviado diretamente da Dell. Ele veio sem software ou configurações corporativas, e o Windows foi configurado remotamente pela equipe de TI.

O problema é que, para instalar qualquer programa, precisamos abrir um ticket e aguardar a liberação, ou em algums casos não é liberado, como wsl, o que tem nos forçado a usar nossos computadores pessoais para trabalhar.

Fomos orientados a instalar um SSD próprio no notebook, com um sistema operacional nosso, para uso no dia a dia. No entanto, um colega de equipe que tentou fazer isso relatou que, ao instalar um SSD com outro SO, o notebook desliga sozinho após alguns minutos de uso. Ele suspeita que isso esteja relacionado ao BitLocker, pois o SSD original está com criptografia ativada, e a troca do disco pode estar causando alguma interferência.

A minha dúvida é:

É possível instalar e usar um SSD próprio nesse modelo, com acesso completo à BIOS, sem interferência do BitLocker? E, caso necessário, o SSD original da empresa pode ser recolocado normalmente, sem perda de dados ou problemas de inicialização?

Cara, até onde eu sei, alterações não autorizadas em equipamentos empresariais é motivo de justa causa sem pensar duas vezes.

Se o T.I esta bloqueando a instalação de certos programas tem motivo para isso. Peça para o seu supervisor explicar a necessidade da liberação de tal programa.

Ou pergunte se você pode particionar o HD e instalar outro Windows.

Eu continuaria usando meu computador pessoal porque não faz sentido eu tirar meu SSD e colocar no Notebook da empresa e usar o notebook como computador pessoal

2 curtidas

Além do que o @Cassiano disse, usar um SSD próprio não deixa de ser usar equipamento pessoal para uma atividade de trabalho. Na minha humilde opinião, sem saber exatamente o contexto do seu trabalho, acho que é mais seguro continuar usando equipamento pessoal do que me arriscar a realizar alterações em um equipamento da empresa.

1 curtida

Só para esclarecer: Fui instruído pelo meu supervisor a seguir esse caminho, pois o processo para conseguir uma liberação oficial pode levar meses. E, em muitos casos, nem é possível instalar o que precisamos. Inclusive, não sou o único da equipe buscando alternativas, por conta dessas limitações.

A empresa de TI que gerencia os equipamentos é estrangeira, e não tem contato direto ou físico com o suporte técnico, o que torna tudo ainda mais complicado.

Minha intenção, na verdade, é separar meu ambiente pessoal do ambiente de trabalho, justamente para manter as coisas organizadas e seguras. Por isso estou tentando entender se há riscos técnicos ou limitações que possam impedir o uso de um SSD alternativo sem comprometer o funcionamento do SSD original da empresa, caso eu precise recolocá-lo depois.

Há sempre riscos, principalmente se você não tem afinidade com Hardware. Mas vamos pelo mais simples do que abrir o notebook e ficar trocando de SSD, não queremos danificar o Notebook nem os SSDs

Eu no teu caso pegaria um pendrive e criaria um boot com qualquer distro linux e pegaria o espaço livre que tem no SSD atual e criaria outra partição e instalaria o Windows nela e aí toda vez que for fazer o boot é só escolher o Windows que você instalou.

Quando for devolver o Notebook, exclui a partição, faz o merge e pronto.