Recebi um notebook novo da empresa (modelo Dell Latitude 5450 BTX, BCC), enviado diretamente da Dell. Ele veio sem software ou configurações corporativas, e o Windows foi configurado remotamente pela equipe de TI.
O problema é que, para instalar qualquer programa, precisamos abrir um ticket e aguardar a liberação, ou em algums casos não é liberado, como wsl, o que tem nos forçado a usar nossos computadores pessoais para trabalhar.
Fomos orientados a instalar um SSD próprio no notebook, com um sistema operacional nosso, para uso no dia a dia. No entanto, um colega de equipe que tentou fazer isso relatou que, ao instalar um SSD com outro SO, o notebook desliga sozinho após alguns minutos de uso. Ele suspeita que isso esteja relacionado ao BitLocker, pois o SSD original está com criptografia ativada, e a troca do disco pode estar causando alguma interferência.
A minha dúvida é:
É possível instalar e usar um SSD próprio nesse modelo, com acesso completo à BIOS, sem interferência do BitLocker? E, caso necessário, o SSD original da empresa pode ser recolocado normalmente, sem perda de dados ou problemas de inicialização?
Cara, até onde eu sei, alterações não autorizadas em equipamentos empresariais é motivo de justa causa sem pensar duas vezes.
Se o T.I esta bloqueando a instalação de certos programas tem motivo para isso. Peça para o seu supervisor explicar a necessidade da liberação de tal programa.
Ou pergunte se você pode particionar o HD e instalar outro Windows.
Eu continuaria usando meu computador pessoal porque não faz sentido eu tirar meu SSD e colocar no Notebook da empresa e usar o notebook como computador pessoal
Além do que o @Cassiano disse, usar um SSD próprio não deixa de ser usar equipamento pessoal para uma atividade de trabalho. Na minha humilde opinião, sem saber exatamente o contexto do seu trabalho, acho que é mais seguro continuar usando equipamento pessoal do que me arriscar a realizar alterações em um equipamento da empresa.
Só para esclarecer: Fui instruído pelo meu supervisor a seguir esse caminho, pois o processo para conseguir uma liberação oficial pode levar meses. E, em muitos casos, nem é possível instalar o que precisamos. Inclusive, não sou o único da equipe buscando alternativas, por conta dessas limitações.
A empresa de TI que gerencia os equipamentos é estrangeira, e não tem contato direto ou físico com o suporte técnico, o que torna tudo ainda mais complicado.
Minha intenção, na verdade, é separar meu ambiente pessoal do ambiente de trabalho, justamente para manter as coisas organizadas e seguras. Por isso estou tentando entender se há riscos técnicos ou limitações que possam impedir o uso de um SSD alternativo sem comprometer o funcionamento do SSD original da empresa, caso eu precise recolocá-lo depois.
Há sempre riscos, principalmente se você não tem afinidade com Hardware. Mas vamos pelo mais simples do que abrir o notebook e ficar trocando de SSD, não queremos danificar o Notebook nem os SSDs
Eu no teu caso pegaria um pendrive e criaria um boot com qualquer distro linux e pegaria o espaço livre que tem no SSD atual e criaria outra partição e instalaria o Windows nela e aí toda vez que for fazer o boot é só escolher o Windows que você instalou.
Quando for devolver o Notebook, exclui a partição, faz o merge e pronto.