Troca de sistema operacional - duvida sobre hardware

Oi, eu acompanho os vídeos do diolinux e decidi fazer um dualboot no meu notebook, estou gostando bastante, está instalado Ubuntu e Windows 10. Eu notei que o Ubuntu é um sistema bem leve.

Minha dúvida é a seguinte, minha mãe tem um notebook mais antigo, ele da umas engasgadas. Se eu instalar o Linux, vai melhorar o desempenho da máquina? Ela usa para coisas básicas.

Configuração do note:

Magware
Intel i3-2310M CPU 2.10GHz
4GB de RAM + 4GB de memória virtual (utilizei um pen drive)
64 Bits
HD 500 GB

Caso melhore o desempenho, qual distro Linux vocês recomendam? Atualmente ela usa o Windows 7

2 curtidas

Quase qualquer distro funcionaria extremamente bem nesse hardware. Você pode escolher por preferência pessoal mesmo…

1 curtida

Como você já usa o Ubuntu, pode experimentar um Xubuntu, que é instalado já com o Xfce.

1 curtida

Acho que pelo hardware você poderia utilizar o Ubuntu normal mesmo. Mas se quiser mais leveza tem o Xubuntu 20.04, Linux Mint XFCE 20 (acho que a versão Cinnamon é mais leve que o o Gnome também).

1 curtida

Em primeiro plano, seja bem vinda ao mundo Linux. Em segundo plano, recomendo fortemente alguma distro que use XFCE. Acho que o Zorin Lite, Linux Mint 20 XFCE ou o Xubuntu 20.04 são os ideais para esse hardware e usuários mais novos

2 curtidas

Bem vinda ao mundo Linux!

O Ubuntu está bom no seu notebook? Ele usa o ambiente Gnome. Você pode testar o Gnome, ou mesmo o Xfce (Xubuntu) no notebook da sua mãe. A interface é parecida com Windows, é bem leve, e funcional. A princípio ele pode parecer um pouco simples ou até meio feio, mas você sempre pode customizar ele com temas e deixar mais do seu agrado.

Na pling store você encontra vários temas para Xfce. Tem para todos os gostos: pling.com

Recomendo particularmente esse aqui: Layan gtk theme - Gnome-look.org

2 curtidas

Obrigada!
Sim, está muito bom no meu note.

Obrigada pelas dicas! Vou dar uma olhada.

Meu notebook tem 10 anos de uso, vivendo com o windows 7, esse bixinho sofreu e sofreu por anos até que este ano finalmente dei um up dele colocando 4 GB ram nele e troquei o windows pelo Linux Mint Cinnamon, cara, é outro nipe, mas nessas configurações recomendo uma outra distribuição por justamente exigir menos de seu computador.

O Ubuntu olhando no site oficial exige 4GB ram e processador 2GHz: Download Ubuntu Desktop | Download | Ubuntu (ou seja, passa bem raspando)

O Mint olhando no site oficial exige apenas 1GB ram: Linux Mint 18.3 “Sylvia” Cinnamon released! – The Linux Mint Blog (minha distribuição)

Exige muito menos da CPU, consome muito menos da memória ram, sem falar que a interface (do cinnamon) é extremamente personalizável, se você quiser colocar um tema de windows 10 tu põe, se quiser uma barra de tarefa e ícones minimalistas você põe, se quiser trocar o cursor tu troca.

Tem um diagrama super interessante que vou deixar aqui que mostra (eu acho que todas) as distribuições Linux, com uma linha do tempo, tipo uma árvore genealógica só por fim de curiosidade mesmo: Linux Distributions Timeline Ela mostra quais distribuições são baseadas em Ubuntu, Debian etc.

Meu laptop: i3-370m 2.4GHz, 4GB ram, 320GB HD, 64 bits.

1 curtida

Se ela nunca usou Linux o recomendado e uma distro que tenha uma interface bem familiar ao Windows 7

1 curtida

Caso queira, ainda pode atualizar gratuitamente para Windows 10, se não quiser que ela continue com Windows 7, já que é um sistema que não suporte e é inseguro. Mas qualquer distro com interface leve pode melhorar performance mas não faz milagre.

2 curtidas

O Zorin OS Lite seria uma boa opção a se considerar. Interface semelhante ao Windows e leveza. E é baseado no Ubuntu.

3 curtidas

4GB de RAM e o windows 10 (sem fazer uns tweaks) fica tenso. Melhor mesmo é por uma distro baseada no Ubuntu com interface XFCE. Fácil, leve e prático, visto que o notebook será usado para somente tarefas do cotidiano mesmo…

3 curtidas

Eu tenho um PC de 2009 que roda suave Windows 10 32bits com 4gb de ram e processador dual core. Dá para usar numa boa.

Tenho um ThinkPad X200 de 2008 que roda openSUSE Leap também. Em casa, uso como meu segundo monitor e rodo Firefox, Claws e Telegram na maior parte do tempo (e esse uso já consome metade da memória RAM). Na universidade, uso o SeaMonkey e o CherryTree na maior parte do tempo, de vez em quando compilo documentos em LaTeX com o TeXstudio. Não uso nenhum ambiente desktop, uso FVWM2 com gkrellm e ROX-Filer.

Acho que roda bem pela idade do hardware, mas eu respeito as limitações da máquina. Eu comprei usado e veio com um Windows 10 (pirata, obviamente). Só bootei para testar se a máquina funcionava.

Não acho que o Windows 10 é essa panaceia toda com 4 GB de RAM. Nenhuma máquina do escritório com o Windows tem menos de 8 GB e precisamos colocar SSDs em todas, porque ninguém aguentava mais. Eu tenho discos mecânicos no meu desktop e nesse mesmo ThinkPad velho. Nunca pensei em perder capacidade de armazenamento em troca de agilidade com um SSD, porque o Linux não me obrigou a isso para manter a sanidade mental.

Também estou com um notebook i5 do escritório e não acho que ele é super performático. O Windows consome um espaço danado no SSD para não me entregar quase nada e eu acabei precisando comprimir a maior parte das coisas usando recursos do NTFS. Como o Windows não vem com nada, eu precisei instalar comparadores de arquivos, Git com Bash, entre outras ferramentas e os menus contextuais do Explorer, que desde o Vista deixou de ser um gerenciador de arquivos rápido, levam eras para aparecer.

Meu tablet com Atom Z3775 e 2GB de memória RAM roda o Windows 10 x86 muito bem. Tem até um review do Adrenaline sobre ele: ANÁLISE: Asus Transformer Book T100. Para uso básico, é claro, respeitando os limites da máquina. Rodei o Ubuntu 20.10 nele por um tempo e o desempenho não era tão bom (talvez pelo peso do GNOME e pelo fato de ser x64, mas ainda é curioso). Não cheguei a tentar distros mais leves nele.

Com 4GB de RAM tanto o Windows 10 quanto quase qualquer distro rodam bem, respeitando-se os limites da máquina.

2 curtidas

Hoje deu crash no meu Windows o dual boot. Consegui reverter, mas desinstalei o Ubuntu por segurança. Pretendo comprar uma máquina e instalar ele novamente.

Que estranho! Deve ter atualizado e aí não conseguiu fazer alguma coisa daí deu o erro.
Boa sorte!