Tenho um ThinkPad X200 de 2008 que roda openSUSE Leap também. Em casa, uso como meu segundo monitor e rodo Firefox, Claws e Telegram na maior parte do tempo (e esse uso já consome metade da memória RAM). Na universidade, uso o SeaMonkey e o CherryTree na maior parte do tempo, de vez em quando compilo documentos em LaTeX com o TeXstudio. Não uso nenhum ambiente desktop, uso FVWM2 com gkrellm e ROX-Filer.
Acho que roda bem pela idade do hardware, mas eu respeito as limitações da máquina. Eu comprei usado e veio com um Windows 10 (pirata, obviamente). Só bootei para testar se a máquina funcionava.
Não acho que o Windows 10 é essa panaceia toda com 4 GB de RAM. Nenhuma máquina do escritório com o Windows tem menos de 8 GB e precisamos colocar SSDs em todas, porque ninguém aguentava mais. Eu tenho discos mecânicos no meu desktop e nesse mesmo ThinkPad velho. Nunca pensei em perder capacidade de armazenamento em troca de agilidade com um SSD, porque o Linux não me obrigou a isso para manter a sanidade mental.
Também estou com um notebook i5 do escritório e não acho que ele é super performático. O Windows consome um espaço danado no SSD para não me entregar quase nada e eu acabei precisando comprimir a maior parte das coisas usando recursos do NTFS. Como o Windows não vem com nada, eu precisei instalar comparadores de arquivos, Git com Bash, entre outras ferramentas e os menus contextuais do Explorer, que desde o Vista deixou de ser um gerenciador de arquivos rápido, levam eras para aparecer.