Troca de interface do Linux Mint

Eu estou com uma dúvida e não sei se você vai poder me ajudar.
Eu tenho o Linux Mint Cinnamon instalado no meu PC, e eu instalei a / no SSD e /home em outro HD, será que eu posso pegar e instalar o Linux Mint xfce e formato o / que está no SSD e o /home que está no HD não mexer nele ou vou ter que formatar os dois por causa da interface?

Não vai precisar mexer nele.

É essa a intenção de ter um /home separado, poder deletar os arquivos de sistema de uma distro sem perder os arquivos pessoais na /home;

2 curtidas

Não precisa reinstalar o sistema para adicionar outra interface gráfica. No mint, para instalar todos os pacotes que são instalados por padrão no mint-Xfce use o comando:

sudo apt install mint-meta-xfce
Veja só os pacotes que ele vai instalar:

john@john-Standard-PC-Q35-ICH9-2009:~$ sudo apt install mint-meta-xfce
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
The following additional packages will be installed:
exo-utils gtk2-engines-xfce libexo-1-0 libexo-2-0 libexo-common libexo-helpers libgarcon-1-0 libgarcon-common libgarcon-gtk3-1-0 libtagc0 libthunarx-3-0 libxfce4panel-2.0-4 libxfce4ui-1-0 libxfce4ui-2-0 libxfce4ui-common libxfce4util-common libxfce4util7 libxfconf-0-3 libxpresent1 mintdesktop mugshot thunar thunar-archive-plugin thunar-data thunar-media-tags-plugin thunar-volman xfce4-appfinder xfce4-cpufreq-plugin xfce4-eyes-plugin xfce4-mailwatch-plugin xfce4-panel xfce4-places-plugin xfce4-screenshooter xfce4-screenshooter-plugin xfce4-session xfce4-settings xfce4-systemload-plugin xfce4-time-out-plugin xfce4-timer-plugin xfce4-verve-plugin xfce4-whiskermenu-plugin xfce4-xapp-status-plugin xfconf xfdesktop4 xfdesktop4-data xfwm4

Após a instalação dos pacotes terminar, encerre a sessão. Na tela de login, ao lado de seu nome terá um ícone. Clique nele e verá que surgiu uma nova opção para o XFCE. Selecione-a e comece a usar.

5 curtidas

Aimgo estou com um grande problema, é que no Cinnamon ele tem a opção de compartilhar e no xfce do Linux Mint não tem e estou querendo compartilhar uma pasta e não estou conseguindo.

Você instalou o mint-meta-xfce? se sim, o Nemo estará disponível no XFCE. Já testou abrir o Nemo no XCFCE e habilitar o compartilhamento?

Sim amigo, e mesmo assim não funcionou, eu instalei o Nemo tentei abrir o Nemo pelo terminal para habilitar o compartilhamento e nada deu certo.

isso é apenas pra cinnamon ou teria uma maneira de instalar outras interfaces pra testar?

As interfaces personalizadas pela equipe do Mint tem metapacotes de configuração. Por exemplo o Mate é o pacote mint-meta-mate. Então se quiser instalar o Mate, use
sudo apt install mint-meta-mate

Aí você iniciou o Mate, não gostou. Remova-o com
sudo apt purge mint-meta-mate

Os pacotes que foram instalados serão removidos. Só faça isso quando tiver iniciado pelo Cinnamon para não ter problemas com a interface gráfica por desinstalar ela enquanto está ativa.

Eu testei aqui e só deu um bugzinho que não instalou automaticamente o terminal do xfce. Teria que instalar os pacotes que por acaso faltarem. É sempre bom dar uma pesquisada nos pacotes com apt search pacote. Aí dá pra descobrir qual pacote instalar sem precisar recorrer à pesquisa na internet. Por exemplo eu achei esse metapacote do mate atraves da pesquisa apt search mate e fiquei olhando os pacotes e suas descrições.

Algumas outras interfaces gráficas estão disponíveis, como por exemplo “i3-wm”, mas não possuem customização especial. Vai dar mais trabalho para colocar para funcionar, mas tem a vantagem que você já tem outra interface gráfica como padrão.

2 curtidas

O problema está sendo o compartilhamento que estás interfaces não tem, já no Cinnamon tem a opção de ativar o compartilhamento de boa quando clicar na pasta com botão esquerdo do mouse e clicar em compartilhamento, já na interface xfce não tem está opção e prejudica muito quem trabalha com pastas compartilhadas, vou dar uma testada no mate para ver como ele trabalha e se ele tem a opção de compartilhamento de pasta se ele tiver eu usarei ele.

Mint XFCE, instalado com o comando sudo apt install mint-meta-xfce e com o Nemo compartilhando pastas.

Amigo, você tem como me ensinar como faço isso porque para mim não aparece, e adoraria aprender ativar isso?

Eu já fiz a instalação do comando sudo apt install mint-mate-xfce agora não sei como chegar ao nemo para achegar nesta parte do compartilhamento?

Conseguir amigo, e funcionou.

Agora gostei deste seu tema amigo, qual é o nome dele e como faço para instalar ele?

Acho que o Arc já vem instalado no Mint XFCE. Se não vier, basta instalar com o comando
sudo apt install arc-theme

Depois basta ir na opção Aparência e em Gerenciador de Janelas e configurar com as opções do print.

Instalei amigo e funcionou muito bem, obrigado.

Pode sim. Mas acho que já vem instalado.

No meu notebook fiz a instalação do sudo apt mint-mate-xfce mais ao entrar ele deu erro no xfce4-terminal.
Mais eu fiz agora a instalação manual do xfce4-terminal usando o sudo apt install xfce4-terminal para ver se agora pega amigo de boa.

O meu tema, ficou assim, e não todo escuro como eu seu amigo, ficou diferente.

Para ficar igual, você precisa fazer o seguinte:
Em aparência, na aba estilo tem de selecionar Arc-Dark e na aba ícones tem de selecionar Mint-x-Aqua
No gerenciador de janelas tem de selecionar Arc-Dark na aba tema;