Boa tarde!
Eu tenho um computador secundário parado em casa e quero trazer ele à ativa novamente. Atualmente eu carrego uma configuração de Core 2 Duo E7400 2.80GHz, placa mãe da Asus P5KPL-SE (chipset Intel P35/G33/G31), 4GB DDR2 de memória ram e placa de vídeo ATI Randeon HD 2600XT de 512MB.
Andei conversando com alguns amigos e eles me disseram que eu poderia alterar a memória para 8/12GB DDR2 e colocar uma GTX 660 2GB. Porém eu fiquei com um pé atrás e resolvi vir até aqui para, de fato, sanar essa dúvida.
No site da asus tem o manual dessa placa mãe:
https://www.asus.com/br/Motherboards/P5KPL_SE/HelpDesk_Manual/
A informação contida nele é conflitante. Nas especificações fala que o máximo de memória por pente é 4GB, ou seja, o máximo instalável seria 8GB:
Já mais para frente, fala que o máximo instalável é 4GB.
Resumo: Não sei.
Já a placa de vídeo, não sei mesmo.
Outro ponto que notei é que possui apenas USB 2.0. Se você for reativar o computador, vai sofrer um pouco pela velocidade pífia dos dispositivos de armazenamento removíveis. Teria que adicionar uma placa com USB 3.0, e teria aquele total incômodo de ter que ficar conectando na parte traseira do computador, a menos que você compre um gabinete recente que também tenha USB 3 no painel dianteiro, e que a placa que você compre tenha conector específico para ela.
Pelo que deu a entender, o suporte dela para sistemas 32 bits vai até 3GB, porém já para o uso de 64 bits, pode-se usar, de forma recomendada pela fabricante, 4GB ou superior (até atingir o limite de 8GB).
Ao menos essa parte já estou tranquilo e com a dúvida sanada. O que resta, por agora, é referente a placa de vídeo.
Sobre o suporte USB ser o 2.0, isso não faz diferença alguma para mim. O computador vai ser usado mais por outras pessoas que moram aqui na residência, além de não precisarem de fazer transferências de arquivos grandiosos através dos dispositivos removíveis.