Pessoal, tenho um notebook aqui que não liga — mesmo conectado à fonte de alimentação —, levando a assistência técnica o cara está cobrando 600 conto pela troca do capacitor. Vocês acham que o preço é justo?
O notebook é: Asus x515
Pessoal, tenho um notebook aqui que não liga — mesmo conectado à fonte de alimentação —, levando a assistência técnica o cara está cobrando 600 conto pela troca do capacitor. Vocês acham que o preço é justo?
O notebook é: Asus x515
Levei o notebook do meu filho à assistência, pois também não está ligando. O orçamento que me passaram foi de R$1.200,00. Desisti de consertar.
Agora, R$600,00 eu pagaria numa boa. Esse tipo de reparo num notebook é bem chato de fazer.
a questão de “preço justo” depende das habilidades de quem solicita e presta o serviço, além da complexidade do mesmo.
acho que você deve consultar outros técnicos com a mesma expertise deste, dependendo de onde mora. mas certifique-se de que ele tenha experiência neste trabalho.
compare também o preço do conserto com o de uma máquina nova equivalente. pode ser que valha mais a pena dar esse valor de entrada.
Marcas de notebook em geral não troca componentes de peças e sim a peça problemática.
Por questão de garantia.
Ex: placa-mãe nova.
tem uns técnicos que trocam componentes. basta dar uma olhada no youtube. mas a questão é a complexidade e o preço. por 600 reais, pode ser que compense mais dar entrada num novo ou trocar a placa mãe como vc sugere
Relatos de problemas com peças remanufaturada não falta também na internet.
é verdade.
A troca de um capacitor é consideravelmente simples… Não estamos falando do reparo de uma trilha, da troca de um chip controlador ou de um reballing. É um serviço trivial para quem trabalha com reparos. Se o defeito for simplesmente esse, não faz qualquer sentido trocar a placa-mãe inteira por conta de um simples capacitor (e o meio ambiente agradece).
R$ 600,00 me pareceu caro. Há algum tempo paguei R$ 220,00 pela substituição de dois chips de BIOS, que é bem mais complexa. Mas era uma placa de desktop e eu já levei desmontada, pronta para o reparo (se o técnico não tiver o trabalho de desmontar o equipamento, o preço do reparo tende a cair bastante).
No mais, a triste realidade é que boa parte das assistências é picareta. Você já experimentou desmontar o equipamento e desplugar o conector da bateria? Alguns laptops não ligam ao detectar que a bateria está com algum problema.
Sim, eu abri o notebook e desplugei o conector da bateria — foi a primeira coisa que pensei em fazer —, porém o erro persistiu, então usei o multimetro para saber se a placa-mãe estava recebendo energia, e estava, mas abaixo de 1 volts — ou seja, extremamente baixo. O problema não era o carregador, então só poderia ser algum componente como o capacitor ou algum outro componente que transporta energia que desconheço ou oxidação (?).
Detalhe: O notebook supracitado não é meu, é da minha irmã e ela pediu para eu poderia consertar (se o problema fosse simples), como não deu certo ela levou à assistência para fazer o orçamento e o técnico cobrou esse valor alto; antes de decidir realizar esse conserto ela me perguntou se valia a pena… sugeri o mesmo que o @acvsilva disse p/ fazer. Como ela estava com pressa resolveu pagar o conserto — coisa que eu não faria, mas enfim, o dinheiro não é meu.
Baixou o esquema da placa-mãe do notebook na internet tem varias informações.
Uma placa-mãe nova na Asus qual seria o valor?
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.