Troca de capacitor estufado, placa mãe h81m cs-br da Asus

Essa é placa é uma h81m cs-br da Asus e tá com esses capacitores um pouquinho saltados. Queria saber o modelo deles pra tentar trocar antes de comprar outra (não entendo muito de hardware).

cara, se você não entende esse assunto bem ao ponto de identificar, não recomendo que manuseie nada

1 Curtida

Bom, eu tô procurando entender, né… eu já vou comprar outra mesmo. Que custa fazer isso?

Oi Sieger, capacitores “são os mesmos” em qualquer eletrônico. O que quero dizer com isso é que basta você olhar qual a capacitância deles, geralmente no próprio corpo do capacitor, é possível que na letra miúda escrito nele você veja o fabricante também.

Como o @gmmacedo comentou, caso você não tenha experiência com componentes eletrônicos, solda com estanho e coisas do tipo, é bom dar uma boa estudada antes ou levar até um técnico. :slight_smile:

Abraços!

2 Curtidas

Presta atenção também na notação (letra que fica atrás do número) que ele usa normalmente vai ser ou um “usinho” parecido com o do Utorrent (micro faradey) ou um “p” (picofaradey).Se você colocar um muito pequeno a chance dele estourar é alta (não vai te machucar mas normalmente vooa papel picado de dentro que é perigoso pegar no olho).

Por mal funcionamento pode existir outras peças sobrecarregando os capacitores. Se você não sabe o que faz talvez os capacitores possam estufar novamente, mesmo sendo novos… Sem contar que dependendo do capacitor, mesmo desconectado da tomada, pode lhe dar uma descarga…
Como, acredito, se trata da placa mãe, a voltagem deve ser baixa, mesmo assim tome cuidado…

A melhor opção é não consertar o que não está estragado.