Trinity Desktop: experimentando o KDE 3.5 em pleno século 21

Trinity Desktop Environment (TDE) é um ambiente de desktop para sistemas operacionais Unix-like, originado como um fork do KDE 3.5 em 2010.

Criado por Timothy Pearson, oferece uma experiência de desktop tradicional e leve, ideal para computadores antigos ou pra quem possui hardware mais atual mas não quer uma interface cheia de firulas.

O TDE recebe atualizações e melhorias continuamente, oferecendo um visual nostálgico para usuários do KDE 3.5, sendo utilizado como desktop padrão em distribuições como Q4OS e Exe GNU/Linux.

A versão atual R14.1.3 integrou a API do XDG Desktop Portal, adicionou as configurações do touchpad ao TDE Control Center, adicionou suporte para Python 3.13 e muitas outras pequenas correções.

Ele baseia-se no KDE 3.5 porque foi a última versão estável até a transição meio turbulenta para a 4.x, com muitos usuários preferindo a interface antiga, que oferecia um desempenho leve e eficiente. Para isso, precisaram forkear a Qt3, criando a TQt3.

Fontes: links no texto

3 curtidas

Experimentei o Trinity no Q4OS, e é bom, um ambiente gráfico bem leve e agradável ao olhar, apesar de ter visual muito parecido com o do Win7.

Em leveza, o TDE supera Xfce e MATE, está no nível do LXDE, e é mais bonito e customizável que este. É uma pena ser tão pouco conhecido.

Aliás, o PCLinuxOS também adota o Trinity, em edições da comunidade.

2 curtidas