Trial boot w10 sumiu

Bom dia amigos. Possuo um PC com 3 ssd e 1 hd. Tenho em trial boot W10 no sda, kubuntu no sdb e ubuntu no sdd.

Porém hoje ao iniciar o PC, o windows simplesmente sumiu. Como faço para recuperar ele sem precisar instalar tudo novamente?

1 curtida

Você tem acesso aos outros SOs? Se sim, ou msm q não, envie um print do seu particionamento, aconselho q use o Gparted, e só abri-lo e fazer um print.

1 curtida

Teoricamente é só entrar na BIOS e selecionar o disco específico do Windows como primeira opção de boot.

Talvez sua placa mae tenha uma tecla (geralmente F11) que habilita um menu de escolha de inicialização.

1 curtida

1 curtida

Ja tentei. Ele não entra.

1 curtida

Tentou update-grub no sistema?

Teve atualização de algum sistema antes de parar de funcionar o boot do windows?

Todos os discos tem uma partição EFI ou apenas o primeiro?

1 curtida

O Ubuntu atualizou. Não tenho ideia do que é EFI. ja tentei o update-grub

1 curtida

Acho que só o windows tem uefi.

1 curtida

isso pode ocorrer

tente o seguinte procedimento

execute o comando
lsblk -f

Para saber a partição

com a partição definida , monte ela na pasta /mnt

exemplo
sudo mount /dev/sda1 /mnt

depois execute o comando
sudo update-grub (ubuntu)
ou
sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg ( arch)

Veja se aparece. Se funcionar e voltar acontecer na próxima instalação do grub ou quando executar o grub-update, vc terá que fazer este procedimento.
:+1:

1 curtida

Obrigado. Descobri o problema, só não sei o que estou fazendo de errado para resolver em definitivo.

Acontece que sempre que o ubuntu atualiza ela caga a inicialização do Windows. Aí eu tenho que reparar a mesma. Meu Windows ao intalar ele separa uma partição chamada EFI. Acredito que é ela que o Ubuntu estraga ao atualizar.

Será que tenho que criar uma partição efi tbm para o ubuntu e o kubuntu para não ter mais esse problema?

O porque de não está detectando eu não sei. Teria que ver os pacotes instalados para ver se tem algum faltando.

pelo que entendi vc só tem uma partiçào efi?
ou tem duas?

se tiver duas
O que pode ser feito é vc inserir no /etc/fstab. Assim ficaria permanentemente

exemplo
crie uma pasta no /mnt, com o nome bootwindows

sudo mkdir -p /mnt/bootwindows

e depois insere no /etc/fstab

UUID=1660-69EB /mnt/bootwindows vfat defaults 0 2

lógico o uuid vc pega da patição do windows com lsblk

lsblk -f

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.