Trello no Linux

Gostaria de saber se alguém conhece alguma maneira de usar o trello como um programa no linux. Infelizmente os clientes oficiais pra desktop deles são só pra Windows e Mac. Já procurei varias alternativas mas sempre encontro algum erro. O mais perto q eu cheguei foi criar um atalho com o Brave/Chrome, gostaria e encontrar algo mais independente do browser.

1 curtida

Olá, tudo bem?

Acabei encontrando essa opção no Github que é client não oficial do Trello que pode ser instalado no linux, pode tentar verificar se acaba te suprindo (não sei se tu acabou testando esse, rs):

Fiz um teste aqui no meu linux e aparentemente ele está funcionando, :slight_smile:.

Antes de executar ele, verifique se tem a biblioteca libgconf-2.so.4 instalada no seu sistema. Comigo, precisei instalar ela, e como estou usando KDE Neon, só precisei executar o comando:

sudo apt install libgconf-2-4

Tu pode criar um atalho pra ficar mais fácil o acesso dela colocando dentro de ~/.local/share/applications dando o nome de trello.desktop:

[Desktop Entry]
Name=Trello
Exec=/caminho/completo/para/pasta/Trello
Terminal=false
Type=Application
Icon=/caminho/completo/para/pasta/Trello/resources/app/static/Icon.png

E após isso, só executar, :slight_smile:

Veja se funciona pra ti.

5 curtidas

Acho que o problema é que o Google não deixa fazer login com a conta do Google fora de navegadores e de apps. Nesse cliente eu também não consegui fazer login com a conta do Google, mas testei também com uma conta normal e funcionou.
Vou usar esse cliente + uma conta normal mesmo.

Vlw!

2 curtidas

Entendi Vitor, uma pena não ter funcionado com a conta Google. Mas fico feliz em saber que ajudei de alguma forma, :slight_smile:

2 curtidas

Obrigado pela pergunta, @Vitor238 e pela resposta, @scrodinguer eu mesmo estava pensando no assunto recentemente, por causa de minha remaster ser voltada a empresas.

4 curtidas

Update

Resolvi insistir mais um pouco e consegui fazer o login com a conta do Google usando o nativefier.

Pra instalar o nativefier é preciso ter instalado o Node.js na versão 10 ou superior e o npm na versão 6 ou superior.

Depois disso eu usei o comando sudo npm install -g nativefier para instalar o nativefier

Com o nativefier instaldo eu usei esse comando:
nativefier https://trello.com/ --user-agent 'Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10.15; rv:87.0) Gecko/20100101 Firefox/87.0' --internal-urls ".*"

Depois é so entrar na pasta Trello-linux-x64 que o nativefier criou e abrir o Trello com o comando ./Trello

ou então criar um atalho como o @scrodinguer falou

O meu ficou assim:

[Desktop Entry]
Name=Trello    
Exec=/home/vitor/Downloads/Trello-linux-x64/Trello
Terminal=false
Type=Application
Icon=/home/vitor/Downloads/Trello-linux-x64/resources/app/icon.png
1 curtida

Oi Vitor, tudo bem?

Nós usamos o Trello no Diolinux para muita coisa, e usamos ele como WebApp. A versão desktop que existe para outros sistemas é basicamente isso, assim como o Slack, Discord e tantos outros, apenas um WebApp instalável.

Se quiser ter o ícone dele, se usar algum browser baseado no Chrome/Chromium, basta adicionar o site como um App, ou usar ele diretamente do browser mesmo.

Particularmente prefiro usar apenas um ícone na barra de favoritos.

Abraços!

3 curtidas

Oi Vitor, muito interessante esse nativefier, não conhecia ele, darei uma olhada nele pra ver.

Obrigado por compartilhar o update.

2 curtidas

acho que essa é a melhor opç, além de ser leve e não precisar instalar direto no pc e lotar o hd, é uma ferramenta que trabalha diretamente online, então não tem pq ter uma versão instalada no pc

1 curtida

aqui deu certo instalar o app!
instalei via snap no site:

vocês acham q é confiável ?

1 curtida

Não deve ter maiores problemas, mas não é uma versão feita pelo próprio Trello também. É um “wrapper”, como costumam chamar. Que é quando se coloca um web app dentro de um pacote assim para poder ser instalado.

As vantagens estão geralmente relacionadas aos atalhos de teclado e coisas assim, mas sem internet, eles geralmente não mostram nenhuma informação, então, não muito diferente do que usar o web app criado via browser mesmo, como foi mencionado anteriormente.

3 curtidas

muito obg pela sua reposta, tudo de bom pra vc.

2 curtidas