Gostaria de saber se alguém conhece alguma maneira de usar o trello como um programa no linux. Infelizmente os clientes oficiais pra desktop deles são só pra Windows e Mac. Já procurei varias alternativas mas sempre encontro algum erro. O mais perto q eu cheguei foi criar um atalho com o Brave/Chrome, gostaria e encontrar algo mais independente do browser.
Olá, tudo bem?
Acabei encontrando essa opção no Github que é client não oficial do Trello que pode ser instalado no linux, pode tentar verificar se acaba te suprindo (não sei se tu acabou testando esse, rs):
Fiz um teste aqui no meu linux e aparentemente ele está funcionando, .
Antes de executar ele, verifique se tem a biblioteca libgconf-2.so.4 instalada no seu sistema. Comigo, precisei instalar ela, e como estou usando KDE Neon, só precisei executar o comando:
sudo apt install libgconf-2-4
Tu pode criar um atalho pra ficar mais fácil o acesso dela colocando dentro de ~/.local/share/applications dando o nome de trello.desktop:
[Desktop Entry]
Name=Trello
Exec=/caminho/completo/para/pasta/Trello
Terminal=false
Type=Application
Icon=/caminho/completo/para/pasta/Trello/resources/app/static/Icon.png
E após isso, só executar,
Veja se funciona pra ti.
Acho que o problema é que o Google não deixa fazer login com a conta do Google fora de navegadores e de apps. Nesse cliente eu também não consegui fazer login com a conta do Google, mas testei também com uma conta normal e funcionou.
Vou usar esse cliente + uma conta normal mesmo.
Vlw!
Entendi Vitor, uma pena não ter funcionado com a conta Google. Mas fico feliz em saber que ajudei de alguma forma,
Obrigado pela pergunta, @Vitor238 e pela resposta, @scrodinguer eu mesmo estava pensando no assunto recentemente, por causa de minha remaster ser voltada a empresas.
Update
Resolvi insistir mais um pouco e consegui fazer o login com a conta do Google usando o nativefier.
Pra instalar o nativefier é preciso ter instalado o Node.js na versão 10 ou superior e o npm na versão 6 ou superior.
Depois disso eu usei o comando sudo npm install -g nativefier
para instalar o nativefier
Com o nativefier instaldo eu usei esse comando:
nativefier https://trello.com/ --user-agent 'Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10.15; rv:87.0) Gecko/20100101 Firefox/87.0' --internal-urls ".*"
Depois é so entrar na pasta Trello-linux-x64
que o nativefier criou e abrir o Trello com o comando ./Trello
ou então criar um atalho como o @scrodinguer falou
O meu ficou assim:
[Desktop Entry]
Name=Trello
Exec=/home/vitor/Downloads/Trello-linux-x64/Trello
Terminal=false
Type=Application
Icon=/home/vitor/Downloads/Trello-linux-x64/resources/app/icon.png
Oi Vitor, tudo bem?
Nós usamos o Trello no Diolinux para muita coisa, e usamos ele como WebApp. A versão desktop que existe para outros sistemas é basicamente isso, assim como o Slack, Discord e tantos outros, apenas um WebApp instalável.
Se quiser ter o ícone dele, se usar algum browser baseado no Chrome/Chromium, basta adicionar o site como um App, ou usar ele diretamente do browser mesmo.
Particularmente prefiro usar apenas um ícone na barra de favoritos.
Abraços!
Oi Vitor, muito interessante esse nativefier, não conhecia ele, darei uma olhada nele pra ver.
Obrigado por compartilhar o update.
acho que essa é a melhor opç, além de ser leve e não precisar instalar direto no pc e lotar o hd, é uma ferramenta que trabalha diretamente online, então não tem pq ter uma versão instalada no pc
aqui deu certo instalar o app!
instalei via snap no site:
vocês acham q é confiável ?
Não deve ter maiores problemas, mas não é uma versão feita pelo próprio Trello também. É um “wrapper”, como costumam chamar. Que é quando se coloca um web app dentro de um pacote assim para poder ser instalado.
As vantagens estão geralmente relacionadas aos atalhos de teclado e coisas assim, mas sem internet, eles geralmente não mostram nenhuma informação, então, não muito diferente do que usar o web app criado via browser mesmo, como foi mencionado anteriormente.
muito obg pela sua reposta, tudo de bom pra vc.