Olá, comunidade DioLinux!
Sou novo no mundo Linux e instalei recentemente o Ubuntu 24.04.3 LTS em minha máquina para começar a estudar programação e Cyber Segurança. No entanto, estou enfrentando travamentos frequentes e crashes no sistema, especialmente ao instalar e tentar utilizar o navegador BRAVE.
Gostaria de pedir ajuda para identificar a causa e otimizar o sistema, garantindo um uso mais fluido.
Configuração do Hardware:
- 
Processador: Intel Xeon E5-2680 v4
 - 
Placa-Mãe: Chipset X99
 - 
Memória RAM: 16 GB (2x8GB) DDR4 2666MHz
 - 
Armazenamento: SSD SATA 240GB
 - 
Placa de Vídeo (GPU): AMD Radeon R5 230

O Problema:
Após a instalação do Ubuntu, o sistema tem apresentado travamentos aleatórios. O crash é mais notável quando tento instalar e usar aplicativos adicionais, como foi o caso do navegador BRAVE.
Minhas Dúvidas:
- 
Drivers: Na minha configuração, especialmente com o hardware Xeon/X99 e a GPU AMD R5 230, é necessário realizar algum procedimento específico de atualização ou instalação de drivers adicionais (proprietários/específicos) após a formatação e instalação do Ubuntu 24.04.3 LTS?
 - 
Otimização: Existe algum passo inicial de configuração ou otimização que eu deva realizar no Ubuntu logo após a instalação para garantir a estabilidade e fluidez do sistema em uma configuração de hardware como esta?

Qualquer orientação sobre comandos, pacotes ou diagnósticos que eu possa rodar e postar aqui para ajudar a comunidade a identificar o problema será muito bem-vinda.
Desde já, muito obrigado pela atenção e ajuda!