Travamentos no linux

olá, como estão? pessoal seguinte to tendo problemas com toda distro linux que instalo, acho que seja incompatibilidade com o processador amd, no linux mint da umas travadas monstro, as vezes quando ligo não reproduz nenhum vídeo nos navegadores e esquenta muito, no manjaro da um erro ao inicializar sobre algo relacionadocom video, mostra no log, o ubuntu não passo da página inicial de instalação, acredito que minhas configurações não sejam ruins nem antigas, amd ryzen 5 3500u, 12gb de ram, e um ssd m2

1 curtida

Já verificou essa questão de temperatura? Verifique se a fan do cooler está rodando direito.
Problemas de video instale os codecs para sua distro (-manjaro- Screen turns off while on a Telegram Voice or Video call - #2 by bogdancovaciu - KDE Plasma - Manjaro Linux Forum), (mint - sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras)

3 curtidas

AMD esquenta — eu uso há 25 anos. Se acostume.

Agora, travar e não rodar vídeo é demais. Notei que não mencionou GPU offboard ao listar suas specs, e é algo que eu sempre recomendo mesmo sendo modesta.

ubuntu não passo da página inicial de instalação

Notebook ou Desktop? Eu apostaria em notebook integrado até as orelhas… testado com Windows10, Windows10, e Windows10. E talvez Windows10. Foi daí direto à prateleira, e o mesa que se dane junto a particularidades do universo Linux…

Ainda mais com esses firmwares pós-Insyde 2017. EFI deu poder aos fabricantes de peças, e eles o usam pra encaixar na Microsoft. Não boicotam Linux? É, mas nem sempre testam Linux e raramente conhecem seus detalhes… aí o efeito é automático e não precisa de “boicote”.

1 curtida

eu procurei informações sobre os erros nos fóruns, msm assim não consegui resolver, vou tentar esse seu método

1 curtida

no Windows não esquenta do msm jeito, isso que acho estranho, é uma integrada radeon vega 8

1 curtida

no Windows não esquenta do msm jeito, isso que acho estranho

Nada de estranho considerando meu último parágrafo ali. Já vi o Acer de um conhecido virar tijolo se ele não usasse Windows10. Tentou Arch primeiro, depois Ubuntu. O firmware “brincalhão” até colocou no menu a opção de Legacy Mode, “sombreada”. Em resumo, desabilitada. Dava pra selecionar ela mas nada acontecia pressionando Enter ou o botão que fosse. Portanto, estava preso ao UEFI cujo sinal wireless por exemplo era nulo no Arch e dava uma barrinha mínima no Ubuntu ---- isso do lado da antena — mas no Win10 funcionava até fora da casa.

Tem inúmeras maneiras de fazer isso. Se um sistema faz scheduling de um processo sempre no mesmo core ele tende a dar overheat. Se no Windows ele fizer balanceamento de carga como deve, não esquenta tanto, é óbvio. Mas isso deveria ser system-agnostic (i.e. independente do OS que você escolher).

Maio de 2020 e continuamos lendo coisas assim… lamentável. Continue tentando diagnosticar… porque se for mesmo isso que falei e envolver firmwares e EFIs só arrancando a EEPROM e soldando uma nova reprogramada.

L-A-M-E-N-T-Á-V-E-L-! Isso aí pra mim é crime artigo 171!

1 curtida

A real é que não dá pra comprar nada com MS pré-instalado. Pessoal compra confiando em fazer dual-boot mas UEFI abriu a brecha que acabou com essa “era”.

Eu vejo em notebooks mas a essa altura não confio nem em desktops. No meu caso vou investigar capacitor por capacitor mas meu conselho a leigos é comprar a máquina sem OS mesmo. Até barateia (pouco mas barateia).

Aí depois se quiser usar dual-boot “compra” um Windows original — e na moral? Nem me pilharia em sugerir algo diferente mesmo que não fosse contra as regras do fórum.

Tem empresa que não merece atenção nem ilegal.

1 curtida

Já peço desculpas por reabrir a discussão mesmo depois de meses do tópico criado. Ocorre que eu venho tendo os mesmos problemas e pesquisei bastante, até concluir a mesma coisa que o colega willhwright. Veja… o meu notebook é um dell (intel com placa onboard), comprei em janeiro desse ano e veio pré-instalado o Ubuntu 18.04 LTS. Pois já no primeiro boot no sistema percebi a lentidão e travamentos aleatórios. E desde então venho tentado contornar o problema, porque parece que sempre que resolvo, não demora muito, volto a ter o mesmo incômodo.
Vejo muitos tópicos recentes em fóruns por aí com as mesmas dificuldades e também me revolta muito em cogitar que isso seja causado, na melhor das hipóteses, por desleixo dos fabricantes. Mas a coisa piora ainda mais com a Dell, que é o caso do meu notebook, porque a empresa se propõe a vender máquinas com linux. Não acho que eu tenha tido azar de pegar justamente um dell com defeito nesse ponto.
Uso linux há 11 anos e nunca tive problemas assim. Meu último notebook foi um sony e ele sempre rodou muito bem qualquer distro, inclusive com uso mais intenso (máquina virtual, programação, programa de cálculo etc).
Atualmente estou com o BigLinux, uma distro que sempre foi muito leve (sobretudo por ter KDE), mas mesmo assim passo por travamentos que me dão profundamente nos nervos. Atrapalha demais meu trabalho e me deixa desanimada.
Enfim, já tentei de tudo, mesmo. Cheguei a pedir um help até no fórum do BigLinux e lá o incrível Big Bruno me deu uma ajuda (que resolveu temporariamente o problema). Penso que talvez possa ajudar o colega Snow_Fz (se ainda tiver com o problema).
O Bruno me recomendou instalar a última versão do kernel xanmod. Se isso não ajudasse, ele indicou a instalação de dois pacotes (do repositório do BigLinux, então vai precisar puxar isso por fora), que são o “intel-bay-trail-freeze-workaround” e, se ainda não resolver, tente o “disable-intel-gpu-firmware” (sei que no manjaro isso não funciona, mas talvez haja alguma solução semelhante). No mais, procure tentar usar o Chromium com aceleração de vídeo habilitada, talvez ajude também.