Tenho um notebook com Intel Core i5 13, com video integrado e estou usando o Ubuntu 24.04 LTS, meu Wayland esta travando, sempre que troco do Xorg para ele e inicio a sessão o notebook trava e reinicia logo após login.
Entendi nada, absolutamente nada…
Reza a lenda que os intel de 13ª geração estavam travando independente do sistema operacional. A minha experiência com o Ubuntu 24.04 foi OK , também com vídeo integrado e wayland (intel iris xe) só que é intel 11.
14ª geração tbm é bugada.
É eu tava na dúvida sobre o 14. eu sugiro uma nova instalação com outras distros pra tirar a prova.
pois então, depois de reinstalar o ubuntu, deixei somente no wayland o dia todo como teste e não deu problema, ai fiz o teste de mudar para o xorg, zero problema, quando voltei ao wayland ele ja não iniciou mais kkkkkkk
eu instalei alguns app via snap depois de um tempo vi o video do diolinux sobre o script do git hub do debullshit eu usei mais os app snap ainda estão la usei o o comando sudo apt remove e não ia fui instalar o snap colocando o comando sudo apt install snapd e não instalou ouve um erro alguem consegue me ajudar?
evite usar o wayland, pois precisa mlehorar muito e o da 24.04 ainda é o mesmo. melhor ficar no X até a 26.04 e ver como o wayland está. uso o Solus OS e só agora no plasma 6.3.3 o wayland está mais ou menos decente, sem os erros que me atrapalhavam até o mês passado. E o solus é RR. Imagina o ubuntu, que não é?
Se vc usa gráficos intel, não deveria ter muitos problemas ao usar wayland, mesmo no ubuntu usando versões mais antigas do gnome, mesa entre outros. Na nvidia isso seria uma problema até não muito tempo, mas agora parece estar resolvido também. Verifica se esse problema não está relacionado ao hw, monitora temperatura, saúde do disco ou excesso de processos. Usava fedora 29 com um note intel com wayland e rodava bem de boas.
Atualmente, uso arch e tanto meu desktop que tem amd, tanto como meu netebook que tem intel / nvidia, rodam lindamente com wayland, já com o xorg, é uma encheção de saco.
Solus é ótimo. Usei ele num MacMini por um bom tempo e foi só alegria. Quanto ao Wayland, no passado já tive muito problema com ele, mas agora, no Opensuse Tumbleweed, ele está ótimo. Tirando um bug que apareceu após uma atualização e corrigiu na seguinte, zero problemas por aqui.
O engraçado e que o cara do phoronix teve problemas com ubuntu 25.04 beta com gnome no X11. Já com wayland foi sem problemas.
Rapaz, cria uma conta no github, acessa a pagina do github do debullshit vai em issues e abre um issues relatando o seu problema.
o X11 não é uma maravilha. está sem desenvolvimento há alguns anos. já é considerado um abandonware.