Travamento no linux mint, HD 100% de uso

ola, eu to tendo um problema no linux mint, do nada o HD começa da 100% de uso, não sei ser isso exatamente que está acontecendo, pois so vejo a luz piscando, o estranho que eu uso SSD pra o sistema e HD mesmo so tenho dois que geralemente so e usado na hora deu pega arquivos antigos que está em um windows eu usava antigamente, não sei ser o problema e o ssd ou o hd, alguem pode me da uma dica de como ver isso, to quase pra tira os HD e deixa os o ssd, so que como e um SSD pequeno, não tenho onde coloca tudo, e um ssd de 512gb e so tem 200gb livre, a marca do SSD e kingspec.

Olá bom dia!
faz o seguinte , ja que o sistema está rodando no SSD retire todos os HD,s e ligue o PC só com o SSD se continuar olhe no mmonitor do sistema e veja se não tem algo estranho rodando em segundo plano , como por exemplo Wine ou Chrome com muitas abas abertas . :+1:

Eu uso um SSD de 120GB para o sistema numa boa , e dois HD,s de 500GB em um case 2.5 , mas
quando for preparar o HD para guardar dados sujiro formata-los em Exfat ou o sistema de arquivos da sua preferência para remover qualquer vestigio de outro sistema.

ja pensei em fazer isso, tenho que ver um meio de pega os arquivo que uso em no hd e coloca no ssd pra tira, o problema que tem jogos tbm e não quero fica usando o ssd pra jogos, mas ta estranho esses travamento, ja vi wine vi chromi e nada ta usando na hora que trava

1 curtida

O timeshift ou algum outro programa de backup esta instalado/habilitado? Geralmente eles rodam em segundo plano e consomem muito E/S.

ta instalador pois ja vem junto do mint, mas não está ativado

Instale o iotop para monitorar o uso de disco, é semelhante ao top mas para operações em disco.