Travamento de videos em videos baixados

Olá gente, sou iniciante no linux, comecei usando linux mint e ubuntu de vez e quando, mas fiquei no mint no começo com dual boot

A maioria dos posts que vi é o pessoal e em questão a resolver é com o navegador, com travamento ou nem rodando haver com navegador
Já no meu caso é ao contrário é no pc mesmo, Roda no navegador numa boa, vídeos 360p, 480p roda numa boa, já vídeos de 720p roda já lá um pouco, lá meio se a rastando, e ainda mais 1080p que aí fica só o som e a imagem trava, ele nāo aguenta, sendo que no windows 8.1 rodava bem e sem engasgo ou travas, exemplos são o filmes do batman em 1080p, The Evil Dead em 720p, A série Dark, videos de filmes e series no telegram-desktop seja assistindo o video baixado no pc ou assistindo via em internet,(via buffer se não me engano que chama).
Agora no linux parece que até está pior, e até mesmo mais pra assistir baixado no sistema pra se ter um desempenho melhor.

Utilizo é um notebook do modelo Semp Toshiba, tenho ele desde de 2015 e as configurações são:
A CPU é um AMD E1-2100 APU 1.00GHz
GPU uma AMD ATI Radeon HD 8210
Com memória ram de 4GB, e com ddr3

É um notebook relativamente fraco. Mas já consegui rodar quando utilizava o Windows 8.1 numa boa jogos com o primeiro batman arkham, assassin creed rogue no médio, e portal 1 e 2, se colocasse tudo no low ficava mas liso ainda, videos de alta qualidade baixados rodava numa boa, videos no telegram e no navegador, mesmo o desempenho no navegador era uma das melhores no windows, já no linux vejo desempenho maior. Programas de edição como adobe premiere não aguenta, a não ser com uma proxy com resolução muito baixa. Photoshop numa versão atual não aguenta.