Olá gente, sou iniciante no linux, comecei usando linux mint e ubuntu de vez e quando, mas fiquei no mint no começo com dual boot
A maioria dos posts que vi é o pessoal e em questão a resolver é com o navegador, com travamento ou nem rodando haver com navegador
Já no meu caso é ao contrário é no pc mesmo, Roda no navegador numa boa, vídeos 360p, 480p roda numa boa, já vídeos de 720p roda já lá um pouco, lá meio se a rastando, e ainda mais 1080p que aí fica só o som e a imagem trava, ele nāo aguenta, sendo que no windows 8.1 rodava bem e sem engasgo ou travas, exemplos são o filmes do batman em 1080p, The Evil Dead em 720p, A série Dark, videos de filmes e series no telegram-desktop seja assistindo o video baixado no pc ou assistindo via em internet,(via buffer se não me engano que chama).
Agora no linux parece que até está pior, e até mesmo mais pra assistir baixado no sistema pra se ter um desempenho melhor.
Utilizo é um notebook do modelo Semp Toshiba, tenho ele desde de 2015 e as configurações são:
A CPU é um AMD E1-2100 APU 1.00GHz
GPU uma AMD ATI Radeon HD 8210
Com memória ram de 4GB, e com ddr3
É um notebook relativamente fraco. Mas já consegui rodar quando utilizava o Windows 8.1 numa boa jogos com o primeiro batman arkham, assassin creed rogue no médio, e portal 1 e 2, se colocasse tudo no low ficava mas liso ainda, videos de alta qualidade baixados rodava numa boa, videos no telegram e no navegador, mesmo o desempenho no navegador era uma das melhores no windows, já no linux vejo desempenho maior. Programas de edição como adobe premiere não aguenta, a não ser com uma proxy com resolução muito baixa. Photoshop numa versão atual não aguenta.
Eu utilizava dual boot, linux mint cinnamon e windows 8.1, já testei windows 10 mas não roda muito bem, então prefiri voltar pra o windows 8.1 e as vezes usava o mint, meu grub e meu note deu pau e só ficou rodando o mint, aí ficava acessando os arquivos do Windows 8.1 pelo o mint. Mas vi que o desempenho do mint não era bom, não aguentava o Spotify e firefox aberto que até as vezes ele reiniciava, então testei nessa semana utilizando como parâmetro ver baixar o telegram desktop e ver no telegram web videos e ficar tempo em cada distro, testei o linux mint xcfe, pra mim era a mesma coisa do cinnamon era mais leve mas não aguentava tanto que o cinnamon, testei o debian, fedora, manjaro e não pegaram no meu note, deu problema no grub no debian, fedora dava errado no bootavel da iso, manjaro também não foi pra frente.
Testei o xubuntu e lunbuntu vi até um desempenho bacana mas a instalação tanto por download de arquivos e pelo terminal como Spotify, discord, playonlinux, chrome não estava funcionando direito e desempenho era bastante parecido com linux mint xcfe e cinnamon.
Então testei o ubuntu studio(uma distro para artistas, onde já vem programas de edição de vídeo, imagem e audio e que é usado kde plasma, vi um desempenho melhorizinho, mas ainda sem solução na questão de vídeo, consegui rodar portal 2 mas ainda tinha pouco desempenho(agora um pouco melhor) na questão de vídeo e agora até conseguia utilizar o Spotify e firefox as vezes travando, e até conseguindo utilizar o file explorer, 3 coisas abertas mas travando.
Então vi que o arch linux parece tem um desempenho melhor, achei a distro endeavourOS que é feito com base arch linux, com kde plasma e já vem com algumas coisas pra instalado(tipo firefox e tem interface pra instalar).
Consegui baixar sem problemas os programas que são necessários pra mim, meu Spotify, discord, telegram, playonlinux, steam, o sistema é bacana de utilizar está quase entre um meio termo de agradável a área e performance.
Realmente o desempenho melhor um pouco mais que o ubuntu studio, consigo ficar com 3 ou 4 coisas abertas sem muito travamento. Dependendo da coisa. O vídeo o travamento é quase o mesmo, só muda uns 2 fps mas ainda trava. Seja video baixado ou visto no telegram desktop ou web. Youtube roda numa boa.
Ao olhar as distros que experimentei e windows 8.1 na questão que estou passando parece o linux quando sai tem 2 ou 3 programas aberto quando vc sai de um e entra em outro ou quando tem outro sendo utilizado ao mesmo tempo, ele não lida tão bem quanto o windows. Mas agora depois de ver com as distros e o endeavourOS vejo que parece realmente ser isso.
Se não me engano pode ser codecs algo do tipo que vi, mas não sei se é isso mesmo ou é algo mais e como instala.
Alguém poderia me ajudar com isso me dá uma luz do que fazer e oq eu posso fazer?