Travamento de videos em videos baixados

Olá gente, sou iniciante no linux, comecei usando linux mint e ubuntu de vez e quando, mas fiquei no mint no começo com dual boot

A maioria dos posts que vi é o pessoal e em questão a resolver é com o navegador, com travamento ou nem rodando haver com navegador
Já no meu caso é ao contrário é no pc mesmo, Roda no navegador numa boa, vídeos 360p, 480p roda numa boa, já vídeos de 720p roda já lá um pouco, lá meio se a rastando, e ainda mais 1080p que aí fica só o som e a imagem trava, ele nāo aguenta, sendo que no windows 8.1 rodava bem e sem engasgo ou travas, exemplos são o filmes do batman em 1080p, The Evil Dead em 720p, A série Dark, videos de filmes e series no telegram-desktop seja assistindo o video baixado no pc ou assistindo via em internet,(via buffer se não me engano que chama).
Agora no linux parece que até está pior, e até mesmo mais pra assistir baixado no sistema pra se ter um desempenho melhor.

Utilizo é um notebook do modelo Semp Toshiba, tenho ele desde de 2015 e as configurações são:
A CPU é um AMD E1-2100 APU 1.00GHz
GPU uma AMD ATI Radeon HD 8210
Com memória ram de 4GB, e com ddr3

É um notebook relativamente fraco. Mas já consegui rodar quando utilizava o Windows 8.1 numa boa jogos com o primeiro batman arkham, assassin creed rogue no médio, e portal 1 e 2, se colocasse tudo no low ficava mas liso ainda, videos de alta qualidade baixados rodava numa boa, videos no telegram e no navegador, mesmo o desempenho no navegador era uma das melhores no windows, já no linux vejo desempenho maior. Programas de edição como adobe premiere não aguenta, a não ser com uma proxy com resolução muito baixa. Photoshop numa versão atual não aguenta.

Eu utilizava dual boot, linux mint cinnamon e windows 8.1, já testei windows 10 mas não roda muito bem, então prefiri voltar pra o windows 8.1 e as vezes usava o mint, meu grub e meu note deu pau e só ficou rodando o mint, aí ficava acessando os arquivos do Windows 8.1 pelo o mint. Mas vi que o desempenho do mint não era bom, não aguentava o Spotify e firefox aberto que até as vezes ele reiniciava, então testei nessa semana utilizando como parâmetro ver baixar o telegram desktop e ver no telegram web videos e ficar tempo em cada distro, testei o linux mint xcfe, pra mim era a mesma coisa do cinnamon era mais leve mas não aguentava tanto que o cinnamon, testei o debian, fedora, manjaro e não pegaram no meu note, deu problema no grub no debian, fedora dava errado no bootavel da iso, manjaro também não foi pra frente.
Testei o xubuntu e lunbuntu vi até um desempenho bacana mas a instalação tanto por download de arquivos e pelo terminal como Spotify, discord, playonlinux, chrome não estava funcionando direito e desempenho era bastante parecido com linux mint xcfe e cinnamon.
Então testei o ubuntu studio(uma distro para artistas, onde já vem programas de edição de vídeo, imagem e audio e que é usado kde plasma, vi um desempenho melhorizinho, mas ainda sem solução na questão de vídeo, consegui rodar portal 2 mas ainda tinha pouco desempenho(agora um pouco melhor) na questão de vídeo e agora até conseguia utilizar o Spotify e firefox as vezes travando, e até conseguindo utilizar o file explorer, 3 coisas abertas mas travando.

Então vi que o arch linux parece tem um desempenho melhor, achei a distro endeavourOS que é feito com base arch linux, com kde plasma e já vem com algumas coisas pra instalado(tipo firefox e tem interface pra instalar).
Consegui baixar sem problemas os programas que são necessários pra mim, meu Spotify, discord, telegram, playonlinux, steam, o sistema é bacana de utilizar está quase entre um meio termo de agradável a área e performance.

Realmente o desempenho melhor um pouco mais que o ubuntu studio, consigo ficar com 3 ou 4 coisas abertas sem muito travamento. Dependendo da coisa. O vídeo o travamento é quase o mesmo, só muda uns 2 fps mas ainda trava. Seja video baixado ou visto no telegram desktop ou web. Youtube roda numa boa.

Ao olhar as distros que experimentei e windows 8.1 na questão que estou passando parece o linux quando sai tem 2 ou 3 programas aberto quando vc sai de um e entra em outro ou quando tem outro sendo utilizado ao mesmo tempo, ele não lida tão bem quanto o windows. Mas agora depois de ver com as distros e o endeavourOS vejo que parece realmente ser isso.

Se não me engano pode ser codecs algo do tipo que vi, mas não sei se é isso mesmo ou é algo mais e como instala.

Alguém poderia me ajudar com isso me dá uma luz do que fazer e oq eu posso fazer?

Já experimentou o Zorin 17 Lite?

Quanto aos vídeos, vou contar a minha experiência.
Já tive um PC fraco.
Dependendo do navegador, rodava tranquilo até 720p.
Pra mim, funcionava melhor no Firefox. Pra outras pessoas, melhor em outro navegador.

Rodar vídeos baixados, sempre funcionou melhor no VLC.

Sobre chegar ao mesmo desempenho do Windows, é mais difícil, já que os drivers são feitos especificamente para ele.