Travamento ao plugar dispositivo USB

prezados,

boa tarde!

instalei ontem o Ubuntu 21.04 no meu desktop (i5 de 9ª) e tenho reparado um problema de travamento/congelamento, principalmente na hora que eu plugo um dispositivo USB (tenho uma chave seletora pois o mouse/teclado são compartilhados com outra máquina, pois trabalho com duas), ele fica 5 segundos com a imagem travada.

eu consigo mexer o mouse, se tiver rolando uma música ou vídeo no youtube continuo ouvindo normalmente, porém, a imagem simplesmente congela por aproximadamente 5 segundos.

Outros travamentos também acontecem tem horas que o mouse apresenta uma lentidão absurda, travando em determinados momentos da trajetória sem motivo. Melhora um pouco quando eu fecho algumas coisas, mas não chega a solucionar o problema, mas é estranho, porque não tinha problemas de travamento no windows 10 cheio de coisas abertas.

alguém teria uma luz do que fazer?

desde já agradeço!

Boas vindas ao fórum :wave:
Qual é a sua placa mãe?
O Ubuntu 21.04 é uma versão não LTS, logo erros são mais do que esperados. Minha sugestão é que:

• Mude para o X.org ao logar:

image

Caso o problema persista, instale a versão 20.04 LTS do Ubuntu ou dê uma chance ao Pop!_OS. Usa o base Ubuntu e super amigável também.

valeu pela ajuda, eu fiz a troca pra versão anterior e ele parece bem mais fluido, ta bem melhor…

mas continua com os travamentos plugando dispositivo USB, se não tiver jeito vou tentando outras distros (pop os, mint etc).

bom, se alguém tiver alguma outra sugestão q possa ajudar agradeço!

Eu uso o pop OS e tb tenho o mesmo problema. Quando plugo algum dispositivo USB ele trava por +ou- 1 segundo