Travamento ao desligar, (LinuxMint)

Eu utilizo o linux mint 19.3 mate 64 bits, atualmente com o kernel mais recente disponível, mais estou enfrentando um poblema grave, algumas vezes ao desligar meu pc trava na tela desligamento, tipo ele congela, (deixando impossivel de fazer qualquer coisa), acabando eu sendo forçado a forçar o desligamento, (Meu medo e de corromper o hd, ja que coloquei ele a uns 2 meses, HD novo pois o antigo tinha corrompido), preciso de ajuda para resolver isso com a maxima urgência, (uma vez conseguir obter uma foto da debug dele enquando ele desligava)

Quem puder me ajudar desde já agradeço.
Desktop: HP G42
RAM: 4GB
Processador: Intel Core i3 M 2.4 Mz

Pode ser um problema com a tabela ACPI ou com o próprio núcleo, principalmente se versões anteriores funcionavam (pode ter ocorrido uma regressão). Se estiver usando um núcleo empacotado pela distribuição, abra um bug report para o downstream verificar (mais informações aqui), se estiver usando um núcleo empacotado por você mesmo, abra um bug report para o upstream verificar (mais informações aqui). Não há risco de corrupção dos sistemas de arquivos, porque como podemos observar pelas mensagens na tela, ele já tinha gravado o que estava pendente e remontado os sistemas-de-arquivos como somente-leitura.

Achei um cara que teve o mesmo problema, vê se te ajuda:

Pelo que pesquisei esse erro está associado ao kernel tentar desligar o computador mas ter ficado algum arquivo aberto.

Com relação a danificar o HD, não vai acontecer… Isso porque quando fica nessa tela de kernel panic o sistema fica travado, então não há acesso nenhum ao hd, sendo seguro desligar o computador. Porém se ficou algum arquivo aberto enquando o kernel chegou nessa situação, isso pode deixar o sistema de arquivos em um estado “sujo” sendo recomendável executar a verificação de disco (no caso de ext4, rodar o fsck). Só que como teu sistema está em LVM o processo é mais trabalhoso. Pra executar o fsck no sistema raiz precisa ser feito via live-cd.

1 curtida