Transparência e blur adaptativos não funcionam no painel do Manjaro KDE

Boa noite, pessoal!

Instalei, tanto no meu tablet/netbook quanto no meu desktop, ambos rodando Manjaro KDE, um tema de estilo do Plasma (Gently) com transparência e blur adaptativos para o painel e o menu de aplicativos. No tablet, funciona perfeitamente, uma vez que, enquanto uma janela não toca o painel, os efeitos aparecem nele e no menu de aplicativos.

No desktop, porém, o painel e o menu de aplicativos ficam opacos o tempo inteiro, e os efeitos não funcionam. E o surpreendente é que as notificações e o terminal ficam com os efeitos. Tentei inclusive usar o tema Breeze padrão, configurando o painel para ter o efeito adaptativo, e também não funcionou.

Os dois computadores estão rodando o mesmo sistema, com a mesma customização. O que poderia causar isso? Estas são as especificações do desktop:

Será que há relação com a placa da Nvidia e seu driver proprietário? Ambos os computadores estão rodando em X11, mas o netbook tem chip gráfico integrado (Intel HD Graphics).

Desde já, obrigado.

2 curtidas

Deve ser a Nvidia. Testou mexer no compositor, trocando a versão do Open GL? E conferiu se veio instalado o módulo correspondente ao driver usado?

1 curtida

Testei com o OpenGL 2.0 e 3.1, em nenhum dos dois funciona.

O driver parece estar completo e funcionando bem.

1 curtida

O bicho é híbrido? Se sim, instala o Optimus-Qt e alterna modos híbrido, Intel e NVidia pra ver se muda algo…

1 curtida

Não, é um desktop. Estou usando somente a placa da Nvidia. :slight_smile:

1 curtida

Ah, se colocar vídeo Intel, aí precisa trocar o monitor de entrada… vc não está com o driver Prime instalado, está?

1 curtida

Sim, ele instalou por padrão:

Mas meu monitor está conectado apenas à placa dedicada. O vídeo da Intel permanece desabilitado.

1 curtida

Ah, então tá errado… o Prime é pra híbridas, acredito. Teu driver é o comum (apenas confirma qual deles é)

Acredito que ele sempre instala o driver Prime por padrão em configurações como essa, já que caso eu quisesse usar a GPU integrada, o driver estaria instalado e meu computador funcionaria. Acho que o outro driver é voltado apenas a configurações sem vídeo integrado, mas não tenho certeza.

Minha placa é Pascal, então tem suporte à versão atual (seria o que está escrito apenas nvidia).

1 curtida

É, acho que a ferramenta de drivers se confunde, já que detecta vídeo na placa NVidia e no processador (lembremos que há procesadores sem vídeo integrado, alguns da linha Xeon, se não me engano e alguns mais antigos igualmente). Mas o driver de vídeo Intel está instalado forçosamente, por vir no kernel. Acho que dá pra trocar o driver da NVidia tranquilamente, colocando o “normal” e não o prime. De qualquer forma, um snapshot com Timeshift é recomendável…

Só confere se essa linha Pascal roda o 495, mas acho que sim, já que o Prime instalado é 495 tbm

1 curtida

Instalei o driver video-nvidia (495.44), mas não resolveu. Acredito que o outro driver (Prime) estava correto porque, aparentemente, alguns desktops são capazes de usar o recurso, e parece ser o caso do meu: No intel graphics with Nvidia Prime drivers - Graphics & Display - Manjaro Linux Forum. Como eu não uso, vou deixar o video-nvidia mesmo.

Bem, depois de muito quebrar a cabeça, pensei o seguinte: “se os efeitos funcionam nas notificações, então não parece ser um problema do driver ou da exibição, e sim um problema do KDE”. Dito e feito: resolvi entrar no modo de edição do painel, adicionei e removi outro painel e os efeitos passaram a funcionar. Ou seja, é o KDE fazendo “KDEzisse”: bugando.

Contudo, estou com outro problema, que está torrando a minha paciência e quase me fazendo formatar o computador para instalar o Manjaro GNOME: há pouco tempo atrás (vulgo até anteontem) eu usava um segundo monitor, que removi. Mas o sistema parece acreditar que ele ainda está ali:

Fui nas configurações de tela e, se eu alterar a rotação (por exemplo, colocar 90º) e voltar, ele funciona normalmente. Se eu conectar o monitor antigo e clicar em “ativar” e “desativar”, nas configurações de tela, também funciona normalmente:

Contudo, basta eu retirar o monitor e reiniciar a máquina que o problema do primeiro print screen volta a ocorrer.

Gerei nova versão do arquivo /etc/X11/xorg.conf e salvei usando o sudo gedit. Não há qualquer menção ao segundo monitor fantasma nele, então o problema não está ali. Naveguei então até o .local/share/kscreen e vi que, ali, ainda havia configurações que remetiam ao monitor removido. Deletei a pasta para resetar as configurações. Resetou. Reiniciei e o problema continua, mesmo sem qualquer menção ao segundo monitor ali.

Sinceramente não sei mais o que fazer… Estou precisando trabalhar e passando muita raiva com o KDE.

1 curtida

Reinstalei o driver video-hybrid-intel-nvidia-prime e o monitor “fantasma” sumiu. E os efeitos estão funcionando após aquela alteração no painel.

Aparentemente, o outro driver não pode ser usado nesse tipo de configuração.

1 curtida

Olha, eu pensei em colocar pra iniciar com uma sessão vazia. Mas se deu certo, ok!

(Ah, concordo com o que vc disse sobre o Plasma: bonito, cheio de recursos e, ao meu ver, temperamental - usando aqui no OpenSUSE TW no segundo lap, o painel some 4 a 5 vezes por dia…)

1 curtida

Acabei de dar uma customizada massa nele, ficou lindão:

Só tem uma coisa que me incomoda, rs. Quando não estou usando uma janela em tela cheia, o painel não se torna opaco. Ou seja, se eu usar duas aplicações, uma ao lado da outra, o painel continuará com os efeitos de transparência e blur, mesmo com a tela toda coberta. Isso ocorre porque as janelas divididas não o tocam. Você sabe onde configurar isso?

1 curtida

Nem ideia… sou bem novato em KDE Plasma, mesmo tendo usado 2 vezes (com Garuda e agora com OpenSUSE). Mas o @JG22 é frequent flyer, pode ser que saiba

1 curtida

O painel inferior no caso? Comigo era o oposto, ele ficava sempre opaco. Tenta dar uma fuçada pelo Kvantum e forçar a barra com alguma das configurações do “active theme”. @Rodrigo_Chile, o @ryu_ketsueki é deveras mais sábio que eu quanto ao Plasma

2 curtidas

É verdade, esqueci dele…

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.