Transmitir imagem de camera para OBS

Quero aproveitar essa quarentena para colocar um dos meus projetos em pratica e começar a gravar vídeos para o youtube. Queria colocar Face Cam neles, tenho duas opções a câmera do celular e uma camera digital q é um modelo um pouco mais antigo porem ela é melhor q a camera do celular.

Queria saber se existe alguma maneira ou até mesmo alguma gambiarra que eu possa fazer para conseguir ligar uma câmera ao computador e usar para transmitir imagem pelo OBS ou algum outro meio para fazer vídeos, caso não haja maneira com a câmera, queria fazer isso com o celular de uma maneira que a qualidade do video fique boa, sem gargalos como se realmente estivesse aberto só a câmera do celular e o trabalho de gravação e afins fosse do processador como é feito com webcam.

A câmera é a mesma da imagem abaixo, ela é um modelo mais antigo.

O celular que eu tenho é um Redmi note 5 da xiaomi.

Desde já agradeço.

Para usar a câmera do celular, existe o DroidCam, que existe o instalador para Linux e Windows utilizando um app no Android.
https://www.dev47apps.com/

Funciona no OBS Studio de boas. Basta depois de conectado pelo IP ou USB, Adicionar no OBS em “Dispositivo de Captura de Vídeo (V4L2)” no Linux e selecionar o DroidCam. E em “Formato de Video” escolher “(emulated)”.

Alguma possibilidade de comentar o que pretende fazer pro YT?

Queria fazer o canal mais focado no meu dia a dia, em alguns projetos que envolvem programação, design, robótica entre outras loucuras que derem na telha.
Atualmente eu estudo Bacharel em Sistema de Informação no IF e faço curso de Desenvolvimento de Sistemas no Senai e queria fazer esse canal mais para me esforçar a fazer projetos pessoais, me forçar a aprender a utilizar o Linux e outras ferramentas free .
Eu estava percebendo que só estudando e trabalhando, minha vida estava uma mesmice, tava me sentindo engessado no tempo, sem aprender nada novo, sempre q vinha um desafio que começava a ficar muito difícil caia fora, isso aconteceu varias vezes quando eu tentei usar o Linux, sempre que dava algum problema, eu corria para meu antigo Workflow do Windows q funcionava tudo perfeito porem não aprendia nada novo.
Já comecei a fazer até uma serie, para mostrar minha migração total para o mundo Linux, desde da parte da montagem do Workflow até a parte de aprender utilizar os programas e conseguir dar continuidade em meu trabalho de Designer e meu aprendizado de Dev tudo com o Linux.

Resumindo, o intuito do canal é mais um cobrança pessoal, para buscar aprendizados novos e para botar projetos que eu tenho no papel para frente e não desistir quando começar a ficar difícil.