Pessoal, estou na reta final do curso de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) pelo IFSP e surgiu uma oportunidade de iniciar uma segunda graduação em Engenharia de Software na Cruzeiro do Sul com bolsa de 100%.
Minha principal motivação não é apenas o conteúdo técnico — pois sei que a prática e os projetos por fora são o que realmente ditam o aprendizado — mas sim o peso do diploma de Bacharel no currículo a longo prazo.
Considerando que já tenho a base de ADS e o mercado valoriza muito a experiência prática, minha dúvida é: Vale a pena investir esse tempo em um novo curso superior focado no título de bacharel, ou seria mais estratégico focar em uma pós-graduação ou certificações específicas após o IFSP?
Vou te dar minha opinião como alguém que fez ADS e já esta a mais de 15 anos no mercado de trabalho.
Quem fez ADS pode concorrer para 99% das mesmas vagas de quem fez ES;
As empresas realmente preferem quem tem experiencia pratica mas “Bacharel“ não é o tipo de experiencia que as empresas normalmente buscam e sim experiencia profissional (trabalhos que já executou em outras empresas);
Eu acredito que 3 anos de ADS + 2 anos de experiencia profissional podem ser muito mais valorizados do que 4 ou 5 anos de ES sem experiencia profissional;
Ainda melhor é se você usar os 3 anos de ADS + 2 anos fazendo 1 ou 2 pós-graduação, ai sim você vai ficar a frente em muitas vagas mesmo concorrendo com quem tem ES.
Minha dica final seria, terminar ADS, conseguir um emprego em qualquer área de TI (recomendo HelpDesk pois se aprende muita coisa) e enquanto trabalha fazer alguma pós-graduação EAD.
Hoje eu trabalho como Consultor de Sistemas de TI e ganho 14K como CLT e ainda faço alguns freela como PJ que me rendem mais 4K por mês, mas lembre que já tenho mais de 15 anos de experiencia e isso conta muito para se ter um bom salário.