Aqui eu explico oque me levou a fazer isso, quem não tiver interesse ja pode pular la pra baixo onde eu começo a explicar como fazer.
Trabalho para uma empresa, a qual possui câmeras de monitoramento, e eu sou o responsável por instalar e arrumar tudo.
Como é uma empresa que possui muitos funcionários, precisamos de muitas câmeras em muitos setores, e isso demanda muito armazenamento.
Ai fuçando o gravador (DVR HIKVISION série-7200) vi que tinha suporte para NAS, então pensei, é possível pegar uma das maquinas velhas que temos aqui, e transformar em um NAS? depois de muito tempo de google, conheci o FREENAS que é um software baseado em freebsd, que tem a função de transformar seu pc em um NAS, mas achei bastante complicado, até consegui fazer funcionar, mas sempre dava algum problema.
Ai depois me veio o linux na cabeça, no freenas o compartilhamento com o DVR funcionava, via NFS(network file system), e o formato de arquivos que os HD’s estavam era em ZFS(formato esse que não sei muito sobre).
Então juntei os pausinhos, se o nfs é do linux posso instalar uma versão linux, e tentar compartilhar da mesma forma, ai liguei para o suporte da hikvision, e perguntei qual o sistema de arquivos que o dvr utiliza nos hds, ai o cara me disse que era NTFS(windows).
Ai eu já tinha a faca e o queijo na mão, foi só botar em pŕatica.
Então agora, vou explicar os procedimentos que fiz.
primeiro vou explicar o hardware que compõe o “servidor”
1- 4gb de ram ddr2
2 -pentium E 2.8 ghz
3 - 3 hds de 1 TB e 1 de 500gb (o qual, 2 de 1tb são para um dvr, e o outro de 1tb e o 500 para o outro)
uma fonte de 500wats para aguentar o tranco.
4- 2 placas de rede
Então, agora vamos ao procedimento.
1º Baixei o Ubuntu-server 18.04
2- obviamente instalei ele, mas não em um dos Hds, o instalei dentro de um pendrive sandisk de 16gb
3- Após instalado, atualizei o sistema com apt-get update;upgrade
4- Agora com o sistema atualizado, instalei oque precisava com o comando apt-get install nfs-kernel-server ssh openssh-client
5- usando o fdisk criei as partições para os discos
6- com o comando mkntfs formatei todos em NTFS.
7- usando o comando sudo nano /etc/fstab configurei os discos para serem automaticamente montados no sistema e reiniciei a maquina.
8- Agora com o comando sudo nano /etc/exports configurei o compartilhamento apontando o caminho dos disco e o ip que pode acessa-lo.
depois basta executar o comando, sudo exports -v -a
9 - Agora faltava colocar ipfixo para as placas de rede, tive muita dificuldade, pois no ubuntu-server diferente do debian, a configuração não é no /etc/network, mas sim no netplan, ai achei no proprio blog do DIOLINUX na época como configura.
Ai coloquei ips fixos para cada placa de rede, pois cada dvr usaria uma, para não sobrecarregar a placa.
10- O compartilhamento estava pronto, agora só faltava ir no dvr e testar.
11- então vamos lá.
12 - Já na configuração do dvr, procure a parte de armazenamento e vá em HDD de rede.
13 - chame o ip do servidor e veja se deu certo.
14- Pronto a conexão foi um sucesso, agora basta clicar em formatar no dvr e voalá, ja está funcionando.
Abaixo segue as imagens dos meus dois dvrs ambos usando o mesmo servidor, mas por ips diferentes, pois ele tem 2 placas.
DVR1 aqui ele utiliza o disco 1 e disco 2
pelo ip final 205
DVR2 este utiliza o disco 3 e 4
utilizando a outra placa com o ip final 210
Bom, aqui eu compartilhei com vocês como o linux me fez reaproveitar maquinas que já não servem pra nada hoje em dia, e também é uma oportunidade de fazer dinheiro, oferecendo essa solução para outras empresas, levando em conta que um NAS de verdade custa mais de 2 mil fácil, com 300 reais você já monta uma maquina dessa, unica coisa a mais seriam os HDS.
Obviamente não ficou tão claro, mas eu fiz um documento em PDF(uma mania que eu tenho de sempre documentar tudo que faço, o qual provavelmente estará mais claro.)
Este é o servidor funcionando
Bom, espero que de alguma forma, isso possa servir para vocês no futuro, fica ai minha contribuição, que para alguns pode ser inútil, mas para outros pode servir.