Transformar o Debian "puro" em um NAS

AOBA!, então recentemente eu adicionei 2 HD’s no meu “servidorzinho local”, e queria uma forma de integrar todos eles, estava pesquisando e o “NAS” me pareceu uma boa opção.

Só que, eu já tenho um servidor configurado, com coisas que eu uso, arquivos, e não queria ter que formatar o servidor pra colocar um TrueNAS, ou o próprio FreeNAS.

Tem alguma outra forma que eu possa transformar o meu Debian existente em um NAS, ou alguma outra ferramenta que facilite esse me processo? Pode ser até algum outro tipo de tecnologia, qualquer coisa que eu possa ““Unificar”” esses HD’s.

Grato!

1 curtida

Cara, você pode tentar utilizar o OpenMediaVault pra fazer. Não sei o projeto vai atender as suas demandas, mas tem umas ferramentas bem interessantes pra explorar.

1 curtida

Você pode usar LVM para juntar esses discos os tornando um só ou partir para RAID via software (Raid-0 se precisa somar espaço ou Raid-1 se precisa de redundância), sinceramente, não acho uma boa sair do Debian+samba para gerenciamento de arquivos para um FreeNAS para fazer exatamente a mesma coisa e ainda consumindo mais recursos da maquina.

Entendi, então se eu fizer um velho e básico share no Samba seria uma solução melhor que um Raidzao, certo?

Cara, atende perfeitamente! Pois tem suporte integrado ao Samba, que já é algo que eu utilizo atualmente!
Não pretendo fazer loucuras, só pra armazenar coisas mesmo.

1 curtida

Debian + Samba seria mais interessante do que um FreeNAS (FreeNAS é exigente em se tratando de hardware) Raid seria interessante se você tiver algum conhecimento nisso mais no Debian é bem tranquilo de fazer.

1 curtida