Transformar Netbook Aspire One em Servidor caseiro

Boa noite!!
Tenho um netbook - Processador: Intel® Atom (provavelmente N270 ou N280); Arquitetura: 32 bits (confirmado pelo uso do Windows XP e chipset Intel 945GSE);
RAM: Até 2 GB DDR2; Armazenamento: HD de 160 GB.

É possivel transforma-lo em um servidor?
Obs: Tentei instalar o Ubuntu Server 24.04 LTS e não obtive sucesso na instalação..

1 curtida

Olá!

O Ubuntu desde o 20.04 ou 18.04 não dropa versão i386/32Bit.
Nesse caso, você tem que usar o 16.04 que terá suporte até ano que vem ou ver se o 18.04 possui versão 32bit.

então o caminho é usar algo ainda que tenha suporte como:
Débian:

https://sourceforge.net/projects/mx-linux/files/Old/MX-23.5/Fluxbox/MX-23.5_fluxbox_386.iso/download

https://sourceforge.net/projects/q4os/files/stable/q4os-5.8-i386-instcd.r2.iso/download

O difícil é arrumar um build já pra server 32bit.
Talvez o ubuntu server 18 seja o mais viável.

Edit: Ahhh tem o Alpine que tem biuld server.

Veja a versão Extended x86/32bit

Salve,

Tenho um netbook parecido.

Tenho avaliado algo parecido com o seu, home server ou retro games.

Para usar no dia-a-dia, usa o netinstall Debian 12, que é atualizavel para Debian 13 via CLI; com interface leve, LXQT, XFCE, LXDE (último caso), talvez um Openbox; ou até distros como Void, AntiX, MX, Puppy, SliTAZ, Slax out Alpine.

O que mata o desempenho dele são os browsers atuais. Um falkon ou Midori pode torná-lo usável.

Tudo depende do seu conhecimento.

O alpine da suporte ao 32 bits e é bem leve e bom para containers docker.
O debian 12 tmb tem suporte até 2028 mas foi a ultima versão com suporte 32 bit.

Eu instalaria o piholen com unbound nele :grin:

1 curtida

Tchê, boa dica!
Li a respeito do Alpine e o melhor de tudo é o período de suporte é maior visto que a maioria das outras distros não oferecem mais suporte para 32bit.

1 curtida

Buenas! Vou seguir por este caminho. Grato pelo feedback.

1 curtida

Buenas! Li sobre o Alpine Linux, vou seguir por este caminho. Grato pelo feedback.

1 curtida

Olá Valdo!

O Alpine é uma ótima distro, leve, segura e otimizada você irá gostar! Uma coisa muito legal dele que oferece vários scripts de configuração (setup-*) que simplificam a instalação inicial e a configuração do sistema.

Uma ferramenta bem legal disponível na distro é o ACF (Alpine Configuration Framework) uma interface web leve para gerenciamento remoto, o que facilita a administração do servidor.

:police_car_light: Apenas uma observação importante, como a ISO de instalação é bem enxuta pode acontecer do wirelles não ser reconhecido durante a instalação. Caso não reconheça utilize a rede cabeada para instalação e depois instale o firmware do wirelles via gerenciador de pacotes APK.

Segue o Link da Wiki do Projeto Root, criada pelo Diego Costa um grande divulgador do Software Livre. Essa página me ajudou demais no inicio quando me interessei pelo Alpine Linux, O Diego Costa fornece praticamente um curso deste a instalação e configuração avançada.

Sobre o ACF - Gerenciamento via interface web

Depois se puder, volte aqui e conte para nós como foi o desenrolar desse caso… nós somos curiosos! :sweat_smile: :rofl:

Um grande abraço!