Transferir de VM para Maquina Real

Pessoal, como estão? Espero que estejam bem.
Uma dÚvida, eu posso instalar um sistema linux na VM(virtualbox), configurar ele da forma que quero, instalar os app, dockers… e dps só transferir para uma maquina real? Pensei em fazer assim para meu pequeno servidor não ficar off enquanto reconfiguro as coisas.

Abraço!

2 curtidas

Boa noite rapaz.
Essa sua ideia é coisa de filme de ficção científica kkk

Vamos vê se eu entendi…
Você tem um sistema operacional virtual instalado no vmware workstation e você quer transferi-lo para a máquina física.
No caso funcionaria assim, você usa o timeshift para fazer um backup/ criar uma imagem de todo o sistema virtual, daí você pode copiar esses arquivos na pasta do virtual e passar para a pasta do real e em seguida chamar o timeshift real e fazer a chamada de restauração de sistema da máquina física.
Mas aí temos um problema, os drivers de vídeo, som e internet que podem ser incompatíveis com os hardware real de sua máquina. Resultado= pode não ser possível essa façanha mas a ideia é válida.

1 curtida

Sei que tem como fazer isso no Windows, mas nunca consegui fazer isso no Linux: Criar uma máquina Virtual sem disco, usar uma case USB para o disco, conectar o disco no computador e selecionar ele no VirtualBox. Assim você conseguiria instalar tudo no disco físico usando uma máquina virtual.

Mas isso é bem chatinho de fazer.

1 curtida

Concordo, que tal chamar a turma da pesada para discuti esse assunto que agora fiquei curioso.

1 curtida

Boa noite galera, peço desculpas por conjurá-los mas esse tópico me deixou curioso e pergunto a vocês se é possível fazer.

@secretfirefox
@Natanael.755
@frc_kde
@aguamole
@kalebepsouza
@Leonam_Cruz
@Help

Kuchiyose no Diolinux funciona nesse site.

2 curtidas

Pensando teoricamente aqui, nunca tentei na prática. Você poderia bootar um sistema live na VM, mandar um armazenamento externo por passthrough pra ela (um pen drive, HD, SSD, qualquer coisa), fazer um dd no disco virtual pelo sistema live e salvar a imagem criada nesse armazenamento externo, aí na tua máquina tu restaura a imagem pra um disco real. Tem que cuidar só pra restaurar o boot essas coisas, o GPT/MBR etc. Acho que teria que fazer separadamente e ir restaurando na sequência.

Eu tava com um desafio mais ou menos parecido, mas queria converter um disco real em qcow2 pra montar no proxmox, acabei desistindo.

EDIT: Estava pensando aqui e acho que já fiz esse teste, vou tentar achar se documentei algo, mas foi usando o dd mesmo. Se não me engano vi algo nessa linha no canal do Paulo Kretcheu ou do Wagner Fonseca no YouTube, grandes mestres do Linux.

1 curtida

Não sabia que era uma ideia tão mirabolante kkkk, achava que era algo até normal para poder testar as coisas usando a VM em uma maquina e só e dps que tivesse tudo pronto vc aplicasse na pratica no servidor real.
Agora entendo o pq de usar alguns sistemas com VM tipo proxmox, vc ja testa e deixa em uso a VM lá.

1 curtida

Achei aqui um vídeo sobre o assunto:

Ele faz exatamente isso aí em uma parte do vídeo

2 curtidas

Pelo contrário rapaz, eu achei a ideia muito interessante.

1 curtida

Encontrei esse artigo.
Talvez uma luz para o problema.

1 curtida

Po verdade, tem o clonezilla. Bom artigo, vou até salvar aqui pra futuras referências.

1 curtida

Ainda bem que já ajudaram por que eu não tenho noção de como isso seria feito de maneira que desse certo. Mais fácil instalar, ou criar scripts pra reproduzir o sistema, fazer backups…

2 curtidas

Desde que faça uma clonagem do disco virtual da VM para o disco real incluindo absolutamente tudo, desde o boot. tabela de particionamento, absolutamente um clone completo do disco, e que vc não instale módulos de kernel como nvidia vai dar certo sim.
Eu faria esse processo com o Clonezilla.
Eu clonaria o disco virtual para um SSD USB para que tenha alta velocidade, e daria boot na maquina real com o Clonezilla e restauraria a imagem de clone do SSD USB para o armazenamento real do servidor.

4 curtidas

Já gerei imagem do Windows Server virtualizado usando o dd no Linux.

Tem o clonezilla ou partclone.

1 curtida

Já fiz isso dezenas de vezes, basta usar “clonadores” de disco como dd e Clonezilla (já citados), ou recriar o particionamento na máquina real, rodar programas de cópia que conservam todas as propriedades, como rsync -avH ou cp -av entre os discos correspondentes e reinstalar o bootloader.

Ressalva é que talvez você tenha que postergar a instalação de drivers para hardware específicos que não vêm no kernel (Nvidia, Realtek, etc.), como disse o @aguamole.

Como a maioria dos drivers vêm embutidos no kernel e o hardware é detectado durante boot, isso não é um problema, a não ser que ele esteja num Gentoo da vida e se aventure em compilar o menor kernel possível a partir do código fonte.

3 curtidas

O DD é um tanto lento, pq ele copia bit a bit a vantagem é que ele consegue clonar absolutamente qualquer informação não importado o conteúdo, até mesmo criptografia.
A desvantagem é que se o disco for tudo zero, ao invés dele apenas marcar que o disco como tudo zero e encerrar a copia como a clonagem tradicional faz, ele fica copiado cada zero 1 por 1 até o final do disco, levando mais tempo do que deveria levar.

Contanto que o sua máquina virtual e seu servidor sejam da mesma arquitetura, o processo de transplante de instalação é igual a duplicar uma instalação em um computador para outro. O processo é similar a fazer uma instalação manual, então vc que tem que preparar as partições, copiar os arquivos, instalar o bootloader e ajustar as novas partições no /etc/fstab. Recomendo pesquisar por “transplante kretcheu” no youtube que ele tem vídeos fazendo passo a passo. São videos longos mas é em português e vc também vai aprender outras coisas que ele ensina enquanto faz o procedimento.

Só use o comando dd em casos muito específicos, especialmente quando o disco de destino for MAIOR do que o disco de origem e/ou tiver dados criptografados (sem senha) e/ou dados corrompidos. Prefira alguns programas como clonezilla que já automatizam algumas tarefas complicadas. Se usá-lo, é só usar a opção de salvar todo o sistema e depois de recuperar todo o sistema. Mas mesmo assim talvez seja necessário algum ajuste para a inicialização do sistema, caso a instalação seja UEFI.

4 curtidas

Que aula meus amigos! Vou testar aqui e depois volto com o sucesso ou meu fracasso kkkk

1 curtida

essa é a melhor ideia, maquina virtual e hardware real é bem diferente.