Olá, boa noite a todos! Instalei o Artix Linux, e depois de um tempo, percebi que eu tinha um SSD M.2 SATA com Windows parado. como eu não uso mais o windows, eu gostaria de transferir minha base do sistema, para o SSD, e deixar arquivos pessoais (Ex: Fotos, Videos e arquivos pesados) no meu HDD, que tem 1TB. é possivel? ou vale mais a pena reinstalar o sistema completo? gostaria de deixar apenas minha home no hd e os programas e o “Sistema” em si no ssd, para melhor desempenho no boot e na abertura de programas. des-de já, obridado.
É possível, mas é um procedimento que requer um pouco de conhecimento e paciência.
Recomendo ler as seções 1 e 3 do artigo Migrate installation to new hardware - ArchWiki, que delineiam uma migração apenas copiando arquivos (o 2 está mais para uma reinstalação).
Tenho feito isso várias vezes – embora não exatamente para um M.2.
Meus registros mais recentes são de instalações em uma partição, e em seguida sua transferência para outra partição:
Não são “tutoriais” – apenas registros do que fiz e como fiz – por isso, a estrutura dos relatos tenta seguir uma cronologia, que abrange outras ações não diretamente ligadas à “transferência” propriamente dita.
Quanto a preservar suas fotos, vídeos etc., vai depender de onde estão armazenados hoje. – Eu sempre evito guardar arquivos na /home, para não complicar minha vida.