Transferir arquivos de HD externo para SSD interno

TLDR (resumo): Qual a maneira mais rápida de transferir arquivos de um HD externo para um SSD interno (podendo haver intermediários) utilizando (ou não) a versão live do Mint?

Boa tarde pessoal. Sou novo no Linux e meio burrão nessas paradas todas. Venho clamar pela ajuda de vocês. Seguinte:

Eu usava um HD de 1TB com o Windows 10 instalado e funcionando há uns 3 anos. Certo dia ele deu tela azul e o famoso “no bootable device”. Algumas vezes ele dava boot e eu conseguia navegar normalmente nas paradas, mas tudo muito lento. Deve ter corrompido o sistema, sei lá. Consegui organizar o backup dos meus arquivos todos bonitinhos pra área de trabalho, mas não conseguia copiar para qualquer pendrive, o PC crashava no meio do caminho… desisti.
Comprei um SSD da Kingston de 240GB rápido pacarai e instalei no lugar do antigo HD. Windows de novo. Tudo suave.
Peguei uma daquelas cases para conectar o HD antigo na porta USB, trazer meus lindos arquivos para meu belo SSD e, quem sabe futuramente, meter um daqueles “caddy” que converte o drive de DVD em um slot pra um segundo disco rígido. Porém o querido Windows não conseguia acessar o HD antigo. Ele até aparecia no Meu Computador, com letra e tudo, mas ficava carregando e não abria nada.
Criei um pendrive multiboot com trocentas distros do linux pra ver se era o Windows que tava de treta, e era. Estou digitando isso no Mint, rodando pelo pendrive (famoso live usb). Aqui eu consigo acessar os arquivos do (agora) HD “externo”, porém a transferência de arquivos dele para qualquer outro lugar é muito lenta. Tentei transferir do HD diretamente para o SSD: lento. Para um pendrive: lento. Para um SD card: menos lento, mas lento. Qual seria minha melhor saída? Minha teoria é de que o cache do live usb é muito baixo para realizar a transferência, mas como disse sou burrão. Se alguém poder me dar uma luz eu ficaria muito feliz. Aliás, já fiquei felizasso só de conseguir ver meu backup através do Mint, coisa que o Windows me proibia. Muito obrigado pela atenção, tenham um ótimo fim de tarde.

Olá @ggomes99 tudo beleza?

Pelo que você está relatando o seu HD de 1TB está passando por um processo de falha física algo bastante comum em HD’s. Se usando o livecd você está conseguindo copiar alguma coisa, sugiro que foque em copiar o que for mais importante primeiro.

Tudo indica que seu HD vai parar definitivamente de funcionar mais cedo ou mais tarde e não creio que exista algum comando milagroso que vá resolver isso.

Para tirar a prova, você pode usar o aplicativo “disks” que vem instalado no Mint (ou o Gparted) e ver se eles mostram que seu disco está com erros excessivos.

:vulcan_salute:

Exatamente! Seu hd está morrendo! A cada minuto ligado fica mais dificil de copiar informações dele. Desligue-o imediatamente!

Eu faria o seguinte, inclusive já salvei os dados de um hd de um amigo assim:

1. Instale o krusader/FreeFileSync ou outro programa de cópia em massa de arquivos (ou ainda use o rsync)
  2. Prepare-se psicologicamente para demorar bastante tempo (no meu caso demorou 2 dias para copiar o hd inteiro). Habitue-se com o programa fazendo copias teste de outros lugares (tipo pendrive).
  3. Agora que você já sabe como o proghrama funciona, conecte seu hd. Selecione primeiro as pastas mais importantes e copie para outro hd/ssd
  4. No final do processo vai aparecer uma lista de arquivos corrompidos/erro de cópia. Esses arquivos são irrecuperáveis.
  5. Repita agora para as demais pastas.
  6. Jogue fora o HD.