TLDR (resumo): Qual a maneira mais rápida de transferir arquivos de um HD externo para um SSD interno (podendo haver intermediários) utilizando (ou não) a versão live do Mint?
Boa tarde pessoal. Sou novo no Linux e meio burrão nessas paradas todas. Venho clamar pela ajuda de vocês. Seguinte:
Eu usava um HD de 1TB com o Windows 10 instalado e funcionando há uns 3 anos. Certo dia ele deu tela azul e o famoso “no bootable device”. Algumas vezes ele dava boot e eu conseguia navegar normalmente nas paradas, mas tudo muito lento. Deve ter corrompido o sistema, sei lá. Consegui organizar o backup dos meus arquivos todos bonitinhos pra área de trabalho, mas não conseguia copiar para qualquer pendrive, o PC crashava no meio do caminho… desisti.
Comprei um SSD da Kingston de 240GB rápido pacarai e instalei no lugar do antigo HD. Windows de novo. Tudo suave.
Peguei uma daquelas cases para conectar o HD antigo na porta USB, trazer meus lindos arquivos para meu belo SSD e, quem sabe futuramente, meter um daqueles “caddy” que converte o drive de DVD em um slot pra um segundo disco rígido. Porém o querido Windows não conseguia acessar o HD antigo. Ele até aparecia no Meu Computador, com letra e tudo, mas ficava carregando e não abria nada.
Criei um pendrive multiboot com trocentas distros do linux pra ver se era o Windows que tava de treta, e era. Estou digitando isso no Mint, rodando pelo pendrive (famoso live usb). Aqui eu consigo acessar os arquivos do (agora) HD “externo”, porém a transferência de arquivos dele para qualquer outro lugar é muito lenta. Tentei transferir do HD diretamente para o SSD: lento. Para um pendrive: lento. Para um SD card: menos lento, mas lento. Qual seria minha melhor saída? Minha teoria é de que o cache do live usb é muito baixo para realizar a transferência, mas como disse sou burrão. Se alguém poder me dar uma luz eu ficaria muito feliz. Aliás, já fiquei felizasso só de conseguir ver meu backup através do Mint, coisa que o Windows me proibia. Muito obrigado pela atenção, tenham um ótimo fim de tarde.