Transferir arquivos de HD externo para SSD interno

TLDR (resumo): Qual a maneira mais rápida de transferir arquivos de um HD externo para um SSD interno (podendo haver intermediários) utilizando (ou não) a versão live do Mint?

Boa tarde pessoal. Sou novo no Linux e meio burrão nessas paradas todas. Venho clamar pela ajuda de vocês. Seguinte:

Eu usava um HD de 1TB com o Windows 10 instalado e funcionando há uns 3 anos. Certo dia ele deu tela azul e o famoso “no bootable device”. Algumas vezes ele dava boot e eu conseguia navegar normalmente nas paradas, mas tudo muito lento. Deve ter corrompido o sistema, sei lá. Consegui organizar o backup dos meus arquivos todos bonitinhos pra área de trabalho, mas não conseguia copiar para qualquer pendrive, o PC crashava no meio do caminho… desisti.
Comprei um SSD da Kingston de 240GB rápido pacarai e instalei no lugar do antigo HD. Windows de novo. Tudo suave.
Peguei uma daquelas cases para conectar o HD antigo na porta USB, trazer meus lindos arquivos para meu belo SSD e, quem sabe futuramente, meter um daqueles “caddy” que converte o drive de DVD em um slot pra um segundo disco rígido. Porém o querido Windows não conseguia acessar o HD antigo. Ele até aparecia no Meu Computador, com letra e tudo, mas ficava carregando e não abria nada.