Uso o Ubuntu há pelo menos 2 anos, e algo que pra mim, é uma enorme desvantagem, é a transferência de arquivos, que além de ser o dobro mais lenta do que no Windows, por exemplo, muitas vezes falha, e não conclui a tarefa, além de muitas vezes não ter o retorno visual, tenho um SSD, e muitas vezes preciso enviar arquivos grandes para um pen-drive, alguém teria alguma luz? de como resolver este enorme problema, ou pelo menos reduzir?
Parece que a transferência de dados no Ubuntu é notavelmente mais lenta, especialmente em pendrives 2.0, enquanto em pendrives 3.0, a transferência é significativamente mais rápida. Isso ocorre principalmente devido à maneira como o Linux lida com o cache de arquivos. Tanto o Linux quanto o Windows usam a RAM para armazenar temporariamente operações de leitura/escrita em cache, mas o problema surge quando os dados em cache precisam ser ‘limpos’ (sincronizados) com o dispositivo USB mais lento. Isso pode levar consideravelmente mais tempo. Eu percebo isso especialmente quando executo um comando, como ‘dd’, seguido de ‘umount’. Parece que os dados foram completamente copiados, mas então há um longo atraso enquanto o sistema conclui a sincronização com o pendrive.
Mais você quer comparar velocidade de 2.0 com 3.0 cara, para começar o próprio chip do pendrive USB2.0 tem uma limitação física de recebimento de escrita de 3MB/S estourando, eles são feitos lentos assim proposital. Agora pesquisa a velocidade máxima de escrita de chips de pendrive 3.0, é uma comparação nada a ver.
Não tô comparando pendrive 2.0 com 3.0 e sim 2.0 entre windows e Linux,
Não vejo diferença de velocidade de transferência entre window e Linux usando um pendrive 3.0
Só pendrive 2.0 me paresse inferior no Linux.
E quando é escrita com o Linux instalado no pendrive, lota tanto a banda do chips de memória que o sistema operacional trava. Mas o Windows tmb trava se instalado no pendrive, mas é curioso a lerdeza dos chips de memória dos pendrive 2.0.
Rapaz, você pode testar outro gerenciador de arquivos. O Nautilus, gerenciador de arquivos que o Ubuntu usa, é conhecido por ser lentinho.
tens alguma sugestão
O Dolphin é o melhor gerenciador de arquivos que existe no ecossistema Linux, mas por ser feito em Qt fica esquisito no GNOME. As opções que se integram um pouco melhor ao GNOME são Nemo (na minha opinião o melhor gerenciador de arquivos após o Dolphin), Caja e Thunar.