[Tradução] Configurando uma impressora multifuncional Epson L3110 no Manjaro Linux

[Nota: traduzi esse artigo do blog My Days with Linux, linkado no final, pois finalmente pude configurar o scanner de forma correta graças a tal. Assim como muito me ajudou, espero que possa ajudar outras pessoas. Se possível, deem uma moral pro autor no site. Meu OS atual é o Arch Linux, mas, assim como funciona no mundo Arch, possivelmente deve funcionar em outros mundos. Usuários Arch, é preciso instalar antes o cups, o usbutils e o xsane; o system-config-printer pode ser instalado pra facilitar a instalação pela GUI do GNOME, como foi meu caso. Provavelmente isso deve vir out of the box em muitas distros.]

Ter um dispositivo multifuncional como uma impressora multifuncional (imprime, escaneia e copia) é como ter uma ferramenta muito útil à mão. Quando minha impressora e meu scanner quebraram, decidi comprar uma impressora multifuncional ao invés de comprar uma impressora e um scanner separadamente. A decisão que tomei foi comprar uma impressora multifuncional baseando-me no preço da tinta, que não é tão caro, e em não tomar muito espaço físico.

O que me faz falta foi que eu não olhei os detalhes sobre como o driver estaria disponível para minha distribuição Linux. Apenas li que a impressora tinha o driver para impressão e escaneamento disponível para Linux. Pronto, foi assim que o problema surgiu. Sim, é verdade que a Epson provê o driver para impressão e escaneamento, mas era pra OpenSUSE, RedHat/Fedora e Debian, não para o Manjaro Linux ou Arch Linux.

E, bem… Aqui está como consegui fazer com que minha impressora multifuncional Epson L3110 trabalhasse após várias pesquisas no Google e leitura de muitos websites.

  1. Abrir o software para adicionar/remover aplicações (que já possa compilar do AUR) e buscar por epson-inkjet-printer-escapr; depois, instalar no computador e adicionar a impressora normalmente, incluindo o teste de impressão.
  2. Agora, para o scanner, eu instalo os seguintes pacotes: iscan, iscan-data e imagescan. Depois de findar o processo de instalação, há vários passos por fazer para que o scanner funcione, que são:
    1. Certifique-se que o xsane esteja corretamente instalado.
    2. Certifique-se que sua Epson L3110 esteja ligada e instalada corretamente.
    3. Abra o terminal e digite lsusb para pegar o identificador da sua Epson L3110 (o meu foi 04b8:1142).
    4. Faça mudanças no arquivo dll.conf, localizado em /etc/sane.d/, adicionando epkowa (No meu dll.conf, coloquei o epkowa embaixo de epson e epson2. Você pode também remover o # de “epson”).
    5. O próximo passo é editar o epkowa.conf e adicionar usb 0x04b8 0x1142 sob a parte em que consta as palavras SEIKO EPSON.

É isso. Pra ter certeza de que todas as mudanças serão aplicadas, reinicie o computador e execute o imagescan a partir do menu de aplicações. Pronto, sua impressora multifuncional está funcionando agora…

2 Curtidas