[Tradução] Configurando uma impressora multifuncional Epson L3110 no Manjaro Linux

[Nota: traduzi esse artigo do blog My Days with Linux, linkado no final, pois finalmente pude configurar o scanner de forma correta graças a tal. Assim como muito me ajudou, espero que possa ajudar outras pessoas. Se possível, deem uma moral pro autor no site. Meu OS atual é o Arch Linux, mas, assim como funciona no mundo Arch, possivelmente deve funcionar em outros mundos. Usuários Arch, é preciso instalar antes o cups, o usbutils e o xsane; o system-config-printer pode ser instalado pra facilitar a instalação pela GUI do GNOME, como foi meu caso. Provavelmente isso deve vir out of the box em muitas distros.]

Ter um dispositivo multifuncional como uma impressora multifuncional (imprime, escaneia e copia) é como ter uma ferramenta muito útil à mão. Quando minha impressora e meu scanner quebraram, decidi comprar uma impressora multifuncional ao invés de comprar uma impressora e um scanner separadamente. A decisão que tomei foi comprar uma impressora multifuncional baseando-me no preço da tinta, que não é tão caro, e em não tomar muito espaço físico.

O que me faz falta foi que eu não olhei os detalhes sobre como o driver estaria disponível para minha distribuição Linux. Apenas li que a impressora tinha o driver para impressão e escaneamento disponível para Linux. Pronto, foi assim que o problema surgiu. Sim, é verdade que a Epson provê o driver para impressão e escaneamento, mas era pra OpenSUSE, RedHat/Fedora e Debian, não para o Manjaro Linux ou Arch Linux.

E, bem… Aqui está como consegui fazer com que minha impressora multifuncional Epson L3110 trabalhasse após várias pesquisas no Google e leitura de muitos websites.

1. Abrir o software para adicionar/remover aplicações (que já possa compilar do AUR) e buscar por epson-inkjet-printer-escapr; depois, instalar no computador e adicionar a impressora normalmente, incluindo o teste de impressão.
  2. Agora, para o scanner, eu instalo os seguintes pacotes: iscan, iscan-data e imagescan. Depois de findar o processo de instalação, há vários passos por fazer para que o scanner funcione, que são:
    1. Certifique-se que o xsane esteja corretamente instalado.
    2. Certifique-se que sua Epson L3110 esteja ligada e instalada corretamente.
    3. Abra o terminal e digite lsusb para pegar o identificador da sua Epson L3110 (o meu foi 04b8:1142).
    4. Faça mudanças no arquivo dll.conf, localizado em /etc/sane.d/, adicionando epkowa (No meu dll.conf, coloquei o epkowa embaixo de epson e epson2. Você pode também remover o # de “epson”).
    5. O próximo passo é editar o epkowa.conf e adicionar usb 0x04b8 0x1142 sob a parte em que consta as palavras SEIKO EPSON.

É isso. Pra ter certeza de que todas as mudanças serão aplicadas, reinicie o computador e execute o imagescan a partir do menu de aplicações. Pronto, sua impressora multifuncional está funcionando agora…

5 curtidas

Amigo vc sabe se tem como ter todas as configurações que estão disponiveis no aplicativo da epson para windows?
Preciso configurar para imprimir em papel fotográfico A4 em alta qualidade nessa mesma impressora.

Não estou no computador onde configurei a impressora agora, mas ao menos no LibreOffice dá para selecionar o tipo de papel nas propriedades da impressora, antes de imprimir. Fiz exatamente esse tipo de impressão.

Qualquer coisa, deve ser possível ir nas configurações de impressora, mudar o papel padrão, imprimir no Inkscape, e retornar o padrão.

Cara acho que só quando a Epson melhorar drivers e os aplicativos isso será possível, aqui não dá nem papel fotográfico e nem alta qualidade, mas, valeu assim mesmo.

As opções ficam aqui para mim.
A minha impressora é uma L395 e uso o epson-inkject-escpr do AUR.

Amigo tentei e não mudou nada, porém, ontem tive que instalar uma epson l220 e por incrível que pareça apareceu tudo, e a l220 é mais antiga que a minha e na hora da instalação não aparecia o modelo l220 ai eu escolhi o l210 e apareceu acho que o nome do driver + guttenprint que eu já tinha instalado, ai fiquei pensando, será que se eu desisntalar o driver da L3110 e instalar novamente ele instala tudo certo? Mais não sei como desinstalar o drive da impressora. E também já atualizei pro mint 20.3 e ele veio com melhorias no hplib, mais não sei se essas melhorias funcionam só pra impressora hp. De qualquer forma estou pesquisando como desinstalar o drive e instalar novamente para ver se funciona.