Olá, antes de iniciar esse tópico pesquisei e li os tópicos relacionados a esse assunto. No entanto dado a complexidade dos termos utilizados me falta conhecimento avançado - e internet no ambiente Linux - para realizar os procedimentos.
Adaptador USB wireless Tp-Link WN821N v6. Este funciona perfeitamente em ambiente Windows, tal qual estou digitando esse texto nesse momento, mas não reconhece em ambiente Linux. Distro baseada e Debian, Lubuntu 16.04.
Como esse é uma área de iniciantes, venho pedir encarecidamente a algum usuário com mais conhecimento que eu que, por favor, me instrua de como proceder para realizar o Download dos Drivers e instalar em ambiente Linux. Se isso for possível, claro. Grato.
Segundo alguns sites, este adaptador possui o chipset RTL8192EU, suportado no Debian pelo pacote firmware-realtek. A menos que você tenha um ótimo motivo, sugiro fortemente testar com uma distro mais moderna - usando uma distro sem suporte como o Lubuntu 16.04 o menor dos seus problemas será com o suporte a drivers.
Isso com certeza elimina o fator “problema no hardware”, mas, não é garantia que vai funcionar em outros sistemas operacionais. Porque o que define isso é ter os drivers corretos, funcionais e estáveis no novo sistema operacional. Minha sugestão é: sempre que possível, fuja desses drivers para compilar que os fabricantes disponibilizam em seus sites.
Olá, meses depois continuo com o mesmo problema, agora testei tanto no Linux Mint padrão, no LMDE e no Debian em si, todos em suas últimas versões, mas nenhum deles reconhece o adaptador. Possuo o driver baixado do site da TP-Link, mas pelo que entendi preciso compilá-lo, porém me falta conhecimento para tal. O comando “make” não é encontrado, esquisito.
Algum dos senhores teria um arquivo “.DEB” para eu poder instalar esse driver desse adaptador wi-fi? Fico abismado que, na porcaria do Windows, tudo funciona bem e no Linux não.
Olá Swatquest, no seu primeiro link, a explicação exige um computador com acesso a internet, e justamente é esse o problema, não ter acesso a internet. No segundo link fiz o download do arquivo ao final do artigo, levei até a maquina Linux através do protocolo DPC/DPL, fiz a instalação mas não deu certo também.
Mas… eu resolvi… e de uma forma bem idiota, vai ver por que eu sou um idiota, e idiotas pensam em soluções simples. O que eu fiz:
Instalei a última versão do Zorin OS, ele reconheceu meu adaptador TP-Link sem precisar nenhuma configuração, bastou plugar e “pimba”. Fui na pasta “/lib/modules/username/kernel/drivers/net/wireless” salvei em um Pendrive tudo que estava lá. Instalei de novo o LMDE e colei os arquivos no mesmo caminho, reiniciei a máquina e vejam só que surpresa funcionou.
Agora eu tenho uma cópia backup dos Drivers desse adaptador, e de outros que estavam na mesma pasta para caso precise instalar em outra Distro. Um simples CTRL + C → CTRL + V funcionou.