Estou considerando a aquisição de um novo roteador para um ambiente de pequeno a médio porte com necessidade de suporte completo a Gigabit. Estou em dúvida entre dois modelos:
Ubiquiti EdgeRouter X (ER-X)
TP-Link ER605 (TL-R605)
Algumas especificações técnicas:
Ubiquiti EdgeRouter X (ER-X):
Portas: 5 portas Gigabit RJ45 configuráveis como WAN ou LAN
PoE: Suporte a PoE passivo de 24V em uma das portas
Suporta a BGP, OSPF e RIP
TP-Link ER605 (TL-R605):
Portas: 1 WAN Gigabit fixa, 1 LAN Gigabit fixa e 3 portas Gigabit configuráveis como WAN ou LAN
USB: 1 porta USB 2.0 (se não me engano)
VPN: IPsec, PPTP, L2TP e OpenVPN
Considerando que ambos os dispositivos estão em uma faixa de preço semelhante, qual deles vocês recomendariam para um ambiente que exige desempenho Gigabit completo?
Agradeço antecipadamente pelas opiniões e conselhos!
Olha, sou fã de Ubiquiti, já usei bastante e sempre me atendeu muitíssimo bem. Iria nele.
Na época, a única ressalva que eu tinha é que o aplicativo de configuração/administração da rede não rodava no Linux, não sei como está agora.
Oie,
Já usei o ER-605 funciona muito bem e é bem fácil de usar, mas a plataforma da Ubiquiti me parece mais completa e fácil de utilizar. A questão que vejo na Ubiquiti é o preço elevado (principalmente no Brasil) e tem um sistema que funciona normalmente com outros aparelhos, mas tu só tem real vantagem da plataforma usando mais equipamentos da marca, do mesmo eco-sistema.
Espero ter ajudado
Já fui assim, saia trocando tudo para o OpenWRT. Hoje prefiro usar o firmware da Unifi, por conta do Unifi Network, muito mais fácil pra gerenciar quando se tem uma rede maior.
Mesmo que coloque os APs e roteadores no Zabbix pra monitorar, não é a mesma coisa.