Tp-link Archer T2U

Olá, pessoal. Alguém aqui já teve problemas com esse adaptador usb da Tp-link? Não consegui fazer com que o Linux reconhecesse esse periférico, que comprei recentemente. Pelo que já andei pesquisando, ele ainda não faz parte do kernel. Ele possui os drivers para Windows e Mac, mas para o Linux não tem, nem mesmo no site. Uma pena, pois terei que dar uma pausa na utilização do Linux até o kernel atualizar. Quem sabe na versão 5.0, né? Grande abraço a todos.

0 Likes

Amigo vc deu uma boa olhada, pq eu encontrei o drive no site oficial, segue o link abaixo:

Archer T2U V1

Archer T2U V2

1 Like

verdade, concordo com você !
Eu encontrei o mesmo link quando fui dar uma olhada também.
Olhou bem mesmo.

0 Likes

Esse driver não vai compilar em versões recentes do kernel, e o dongle já é antigo, duvido que implementem suporte em versões futuras do kernel. Adaptadores de rede wireless costumam ser problemáticos no Linux, o ideal é pesquisar antes de comprar.

0 Likes

Engraçado. Você tem razão. Não tinha visto. Engraçado é que olhando de novo, só consegui encontrar a versão 1. A 2 só encontro pelo link que você enviou. De qualquer maneira, eles só garantem até a versão 3.6 do Kernel. Além do mais, tem que compilar. Não que seja um bicho de 7 cabeças, mas a cada atualização do kernel, tem que compilar tudo de novo. Bom, uma hora devem incluir no oficial, já que tem no site do fabricante. Obrigado pela força!

0 Likes

Espero que incluam. Afinal de contas, o padrão AC já está bem consolidado. Até aqui na minha cidade, no interior de minas, já se encontra roteadores nesse padrão. Isso sem contar que um novo padrão está chegando, que é o AX. Se o linux não se atualizar, ficará muito para trás. Isso sem contar que ficaremos presos nos padrões antigos, o que considero muito ruim.

0 Likes

Olá @ricardomoc eu dei uma pesquisada aqui e me parece que este dongle USB utiliza o módulo rtl8188eu do kernel para funcionar, verifique se a distribuição que você está usando tem esse módulo nos repositórios e instale manualmente.

Eu tenho um T4U que usa o módulo rtl8812au, praticamente todas as distribuições baseadas no Ubuntu tem esse pacote nos repositórios. Uma coisa que talvez você precise é ativar o suporte aos pacotes “não livres” em sua distribuição, porque creio que estes drivers são proprietários.

Boa sorte aí.

0 Likes

Uma outra alternativa é usar o drive do Windows no Linux através do ndiswrapper, já cheguei a utiliza-lo mas faz bastante tempo, abaixo deixo um link contendo informações de como pode fazer isso.

WifiDocs/Driver/Ndiswrapper

0 Likes

Tô tentando rodar o Ubuntu em modo live. Mas não consigo instalar o synaptic para pesquisar pelo módulo. De qq maneira, obrigado. Vou continuar esperando.

0 Likes

Pessoal, usando o Ubuntu beta com kernel 5.0. Adaptador wireless archer T2U funcionando perfeitamente. Pelo menos funciona. Não sei se tão perfeito assim. Mas tá funcionando. Muito feliz! Grande abraço a todos.

1 Like

Reparei que, logado na rede 5 ghz, volta e meia desconecta. Não demora para voltar, mas pode atrapalhar um download, por exemplo. Não testei na rede 2,4 ghz, mas já é um avanço estar funcionando.

0 Likes