Touchpad não funciona no Fedora 39

Boa noite, Estou com um problema no meu Fedora 39 que não reconhece o botão direito do touchpad, Ele identifica como se fosse o botão direito.
Já atualizei e reiniciei porém continua assim.
Eu usava o Zorin OS e nunca tive esse problema com ele!

Isso acontece pois a configuração padrão do clique no touchpad do Gnome é por quantidade de dedos. Clique com um dedo para disparar o que seria o clique esquerdo, clique com dois dedos para o clique direito e com três para o clique do scroll.
O Zorin altera esse layout por padrão para ficar mais parecido com o do Windows. Porém, é muito fácil configurar isso no Fedora e qualquer outra distro com o Gnome.

Basta abrir o terminal e colar o comando abaixo:

gsettings set org.gnome.desktop.peripherals.touchpad click-method 'areas'

Outra forma de alterar isso é com o app Gnome Tweaks:

sudo dnf install gnome-tweaks

Abra o app e vá até as opções de Mouse e Touchpad. Na seção de emulação de clique do mouse escolha a opção “Areas” e pronto!

Utilizar o touchpad no Gnome pode ser mais produtivo que no Windows ou MacOS pelas opções de customização de seu funcionalismo e ferramentas que ajudam a configurar gestos. Meu mouse já está praticamente aposentado :nerd_face:

Além disso, pelo próprio Gnome Tweaks é possível habilitar a opção de colar algum texto clicando com o botão do meio do mouse, o que ajuda bastante na produtividade.

Nas opções de Mouse e Touchpad das configurações do Gnome também é possível habilitar a opção de tocar suavemente em qualquer área do touchpad para clicar (sem precisar ficar apertando a parte de baixo dele), semelhante ao como funciona no Windows.

Por último, é possível adicionar e configurar alguns gestos do touchpad extras utilizando a extensão do gnome Windows Gestures - Window Gestures - GNOME Shell Extensions

Enfim… as possibilidades são muitas!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.