Novamente enfrento problemas com o notebook Vaio-Fe15; agora que instalei o KDE Neon, tanto no X11 quanto no Wayland não funciona o botão físico do Touchpad.
No Fedora, só na sessão Wayland que o botão físico não funcionava… Agora são ambas as sessões.
Sei que tem a ver com esses touchpads genéricos da linha Positivo, não é culpa da distro.
colocando esse arquivo já funcionou o botão direito, falta o esquerdo.
Olá.
Eu tentaria adicionar uma linha extra depois da linha, AttrEventCodeDisable=BTN_RIGHT
mas no lugar do do BTN_RIGHT eu mudaria para BTN_LEFT.
Eu fiz e não tinha funcionado. E é interessante que tem um arquivo 30-vendor-synaptics.quirks que ao retirar funciona o esquerdo, mas para o direito de funcionar.
Olá! Tenho um notebook Fe15 e uso o LMDE. Os botões do touchpad não estão funcionando para mim também. Estranho porque este PC veio com uma instalação meio personalizada / modigicada do Debian 10 e nele funcionava.
Gostaria de saber onde colocar o documento referenciado em meu sistema para ativar o touchpad e qual o nome que este documento deve ter?
Infelizmente só aquela distro boqueta, Policorp, funciona perfeitamente… é culpa do drive genérico que a Positivo/Vaio usa nos toutchpad, se vc souber escrever em inglês, ajudará a nós todos, reportando isso para o desenvolvedor do Libintut.
Será que dá para fazer uma engenharia reversa para ver como fazer o trackpad funcionar com os botões? Aqui no LMDE o touchpad funciona legal e eu consigo até clique com o botão direito usando dois dedos. Mas sinto falta de selecionar texto e etc usando os botões físicos.
Eu fiquei aqui pensando que, já que este Policorp é um Debian, será que não dá para ver como ele configura o touchpad e depois replicar isso em outras distribuições?
Se vc tiver a ISO, nos arquivos do sistema dá pra olhar isso e configurar o touchpad.
Boa! Vi num site que alguém disponibilizou o arquivo para download.