Touchpad não funciona após suspender

Olá a todos, bom domingo!

Eu estou com um probleminha chato aqui… Meu touchpad simplesmente não funciona após suspender o notebook.

Quando isso ocorre, eu navego pelas configurações do Gnome e vou até o menu “Mouse & Touchpad”, desativo o touchpad e ativo-o novamente. É o que funciona.

Aparentemente esse problema tem solução, porém quando eu tentei implementar o que foi proposto, não consegui. O resultado foi este:

Failed to connect to bus: $DBUS_SESSION_BUS_ADDRESS and $XDG_RUNTIME_DIR not defined (consider using --machine=<user>@.host --user to connect to bus of other user)

O que vocês recomendam?

:wave:t2: @rrnetopantoja

Quando for logar no sistema testa o Wayland para ver se resolve. Tem uma engrenagem debaixo do login e senha, com o X11, Walyand.
O Wayland ser bem competente mas o x11 por ter mais “milhagens” aceita mais aplicativos. Se caso algum aplicativo parar de funcionar, volta o x11.

:vulcan_salute:t2: :pray:t2:

Meu prezado amigo, obrigado pela colaboração.

Eu tentei de ambos os modos, e infelizmente não funcionou. A minha preferência é pelo Wayland e eu prefiro usá-lo por questões de segurança mesmo, só alterno para o Xorg quando preciso fazer alguma videoconferência que exija compartilhamento de tela, porque nem o Discord e nem o Zoom são bem-sucedidos nessa atividade rodando sobre o Wayland.

De todo modo, eu gostaria de uma solução que fosse viável independente do uso de Wayland ou Xorg porque, como disse, meu perfil de uso requer ambos . E até onde eu vi, trata-se de um problema do GDM pois todos os fóruns nos quais entrei ou modificam as configurações de sessão, ou criam scripts para automatizar o processo de desligar e ligar o touchpad após a inicialização.

O que complica é que eu não consigo implementar :thinking:

1 curtida