Tornando o Desktop Linux melhor - My Awesome Linux

Eu preciso dizer algo antes, leia por favor

Preciso de ajuda

Você não precisa programar, o que acontece é que minha filha nasceu com CIV (Comunicação InterVentricular) e CIA (Comunicação InterAtrial) e como resultado ela precisa de medicamentos e de fazer acompanhamento, o problema (além dela ter nascido) é que o acompanhamento é feito na outra ponta do estado, e isso gera custos e despesas muito altas, então venho aqui oferecer uma troca, você me ajuda com o tratamento da minha filha e eu devolvo a ajuda com software livre, você pode comprar simbolicamente o My Awesome Linux pelo KoFi ou fazer um Pix diretamente para mim sugerido 5 reais, mas qualquer valor é bem vindo, agradeço desde já

Introdução

Dia após dia se vê pessoas reclamando que o Linux não tem X ou Y, ou que o Linux é difícil fazer certas coisas ou mesmo sente falta de recursos de outros sistemas no Linux, algumas distros como o Zorin e o Tiger implementaram parte desses recursos porém são soluções isoladas nessas distros, pensando nisso e vendo o que AppImages e Flatpaks fizeram, eu decidi criar o projeto My Awesome Linux, um pacote que melhora todas as distros de uma vez ao custo de 3 dependências, inicialmente era pra ser só uma PoC (prova de conceito) mas aí eu percebi que tinha potêncial e eu decidi agregar vários projetos em um mega projeto só

Recursos

Dado o fusionamento de diversos projetos alguns recursos terão que ser adaptados mesmo já estando funcionais, eu decidi postar antes da hora porque realmente estou precisando da ajuda:

• Ícones mágicos, sim eles voltaram, dê dois cliques no ícone do programa e veja a mágica acontecer, funciona como uma loja de apps de verdade inclusive com gerenciamento de updates e remoção facilitada
  • .EXE como nativo, um recurso vindo do Zorin (embora eu tenha comentado e até implementado isso antes) ao dar 2 cliques em um executável do Windows o My Awesome Linux configura o Wine ou sugere alternativas de maneira transparente
  • WebDocs direto do gestor de arquivos já pensou em criar um arquivo no Google Docs direto no gestor de arquivos? E melhor, poder carregar esse arquivo online como se fosse um arquivo offline? Com o .webdoc vai ser possível
  • Bagunça? Não mais! Crie pastas que se organizam sozinhas
  • Chega de sobrescrever arquivos impostante, crie pastas com histórico

E mais…

Onde está a mágica?

Graças a 3 pacotes unipresentes é garantido que qualquer distro possa suportar:

• yad para GUI quando necessário
  • flatpak para as alternativas
  • inotify para as pastas automágicas

Onde acho?

Eu estou organizando as coisas aqui se possível ajude a divulgar, @Dio poderia dar uma força inclusive

17 curtidas

Dica: quer alcançar mais pessoas no seu projeto, exiba imagens ou vídeos sobre ele.

6 curtidas

Estou providenciando, inclusive acabei de gravar o da pasta que organiza as coisas sozinha

2 curtidas

Grande Natanael… Solidarizo com sua causa, irmão. O tanto de figurinha que a gente trocou nos últimos anos aqui no fórum valem mais do que ouro e, por ser pai também (mesmo que não de sangue), sei o quão fod@ é a situação. Acabei de fazer um pix de cincão (tô duro) pra ajudar no que for possível ao amigo. Deus lhe abençoe, amigo

3 curtidas

@Pio @JG22 @Sergio_H @brunot

Vídeo ilustrando o:

5 curtidas

Atualização+Agradecimentos+

Atualização 12/07/2024:

• Cataloguei mais de 160 tipos diferentes para o recurso “Pasta Mágica”
  • Novo recurso “Tarefas Agendadas”
    • Quando instalado o My Awessome Linux vai criar uma pasta em .config/Tarefas Agendadas essa pasta funciona um agendador de tarefas, criando subpastas com nomes especiais você poderá agendar tarefas:
      • hh:mm onde hh é a hora no formato 24 horas (00 a 23) e mm os minutos (00:59), executa uma tarefa, mostra uma mensagem ou abre um arquivo, todo dia na hora especificada
      • AAAA:MM:DD onde AAAA é o ano em 4 dígitos mm é o mês (01 a 12) e DD o dia (01 a 31), executa uma tarefa, mostra uma mensagem ou abre um arquivo, todo dia na data especificada (1x ao fazer login)
      • AAAA:MM:DD__hh:mm, executa uma tarefa, mostra uma mensagem ou abre um arquivo, todo dia na data e hora especificada (1x ao fazer login)
    • Coloque o arquivo a ser executado/aberto/exibido dentro das pastas:
      • Se o arquivo tiver a extensão .msg ele será exibido
      • Se o arquivo for executável ele será executado
      • Se não tiver a extensão .msg e for executável, ele vai ser aberto no app padrão

Agradecimentos:

Quero vir publicamente agradecer de coração todos que fizeram uma doação:

• Edson da Conceição da Silva
  • João Gabriel Vasconcelos
  • Jony Ridel de Lima Silva
  • Marco Aurélio Santiago
  • Mario da Silva Teles Neto
  • William Barbossa Santos

Muito obrigado gente, de coração, vocês ajudaram muito

5 curtidas