Deixe eu explicar..
No xfce tem “gerenciador de janelas/ícones/temas/aparências/configurações gerais/fontes e muito mais”
Tudo isso em abas separadas, nunca em um ambiente só.
No Gnome Tweaks já vem com tudo isso numa interface só, apesar que ele no Ubuntu não tem muito recursos já que ele realmente só reune as customizações do sistema numa única interface, uma espécie de atalho.
Resumindo..
No xfce você pode alterar todo o sistema de maneira independente do outro, nunca junto.
Você está usando o gmome 48?
Caso sim, como fez ela funcionar?
Estou no fedora 42 e a Quick Settings Tweaks simplesmente nao funciona.
Eu detesto ter as notificações do lado do calendário (quem pensou que isso faria sentido?) e a falta dessa extensão está me incomodando demais.
Queria muito testar a search light, porém não funciona no gnome 48 (Ubuntu 25.04), até existem pull request no github para funcionar, mas o desenvolvedor não as aceita logo…
Boas dicas, não conhecia algumas. To no Debian 12 então meu Gnome é o ancião 43, muitas não funcionam. Vou adicionar umas dicas que me ajudam bastante no cotidiano: Cronomix, bedtime mode e tiling shell.
Cronomix é um timer do tipo pomodoro, me ajuda bastante com produtividade
Bed time mode deixa a tela cinza ou com as cores bem reduzidas e o tom sépia bem amarelado, uso praticamente 100% do tempo para não cansar a vista, funciona melhor que o modo noturno do Gnome.
Tiling shell é auto descritivo, melhor extensão do tipo na minha opinião. Funciona perfeitamente e deixa criar tilings personalizados.
Num geral eu evito usar extensões, deixam a performance um pouco afetada, ainda mais no meu hardware antigo. Gosto também do minimalismo e da proposta do Gnome.