Token Certisign funciona no Linux Ubuntu/ Mint?

Bom dia.
Gostaria de saber se alguém conseguiu instalar o token Certisign no Linux e se existe possibilidade de assinar um PDF gerado pelo Libre Office ou algum programa de assinatura por token de PDFs.
Preciso enviar por email ou WhatsApp documentos com assinatura digital.
Soube de alguns advogados que usam Linux aqui no fórum.
Vocês conseguiram fazer funcionar este token?
Na página da Certisign relata compatibilidade com Windows e Mac.
Eu não tenho problema em usar o Windows 10 mas o processo de geração de documento é mais difícil e contraintuitivo: Eu acesso um site para obter informações, dígito no Google docs imprimo assino no papel e escaneio em PDF com um scanner que fica muito lento no Windows. Então precisaria salvar e abrir no Adobe reader e assinar com o token para obter o documento e enviar.
Senti muita diferença de velocidade em relação ao processo no Linux: acessar o site, digitar o documento no Google docs e imprimir direto , escanear no scanner que funciona rápido no simple scanner que já salva direto na pasta documentos em PDF. O problema seria só assinar com o token Certisign em algum programa Linux.
A diferença de velocidade entre os dois modos é imensa pois tem o gargalo do scanner Canon lide 110 que funciona muito mal no Windows com um programa que tem um método de salvamento por datas e em subpastas ao qual não me adaptei, e neste momento fica difícil adquirir outro. Se conseguisse salvar o documento escaneado em PDF com facilidade até poderia fazer no Windows 10 que está funcionando bem, mas o programa do scanner é antigo e confuso e gera arquivos grandes.
Estou cogitando de usar o libre Office para gerar o documento pois o Google docs está sobrecarregado e lento.
Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Você pode usar o próprio LibreOffice Draw ou o PJeOffice para assinar os documentos, dependendo de qual tipo de assinatura você quer. Nunca usei o FoxitPDF no Linux, mas sei que ele também assina documentos no Windows.

Qual o modelo do token?

StarSign Crypto
Starsign CUT /
S (GD

Este é o modelo do token.

Tem alguns anos que não uso o Ubuntu/Mint, mas acredito que este tutorial, ou então este, poderão te ajudar.

Bom dia . Você me informou a solução quanto a instalação do token no Linux. Mas no link fala que a Certisign não oferece suporte ao Linux. Parece ser possível instalar o token , mas ele não funcionará. Semana que vem pegarei o token Certisign e verificarei.
Tomei uma medida paliativa. Já que tenho uma partição com Windows 10 , usarei ele para esta função. Consegui configurar o programa do scanner Canon lide 110 para salvar tudo em PDF em uma pasta padrão como o simples scanner faz, instalei o Adobe Reader DC e verifiquei o tutorial na internet para assinar digitalmente. Obrigado pela ajuda. Vou tentar seguir o tutorial quando pegar o certificado.

A Certisign não oferece suporte oficial para Linux, mas o token funciona normalmente.
Eu uso esse GD Burti (que é o modelo que você mandou) e também o SafeNet 5100. Entretanto eu uso no Manjaro e a instalação dos drivers é diferente, por isso te mandei os tutoriais específicos para Ubuntu/Mint.