Toda vez que ligo o pc, o Ubuntu faz uma verificação de disco

Olá a todos! Recentemente me deparei com um “problema” bem chato, que é o que está descrito no título. Esse “problema” vem acontecendo a uns dias, porém só notei hoje. Até ontem eu usava o Linux Mint (dia 1º de nov) e acontecia isso, mas acabei migrando pro Ubuntu 2.10 hoje, e o “problema” continuou. O Ubuntu tá zerinho, com nenhum programa “de fora” instalado, somente os que vem pré-instalados. Essa verificação que acontece toda vez que dou boot no pc é algum sinal de que o hd pode estar com problemas? Grato pela ajuda.

Isso pode ser a configuração do fsck do sistema de arquivos no /etc/fstab se o (fsck) estiver 1 (1) “fsck é o segundo um por isso destaquei com ()” a verificação será feita em toda inicialização, isto não implica um problema no disco; pois a checagem, se o sistema de arquivos estiver são não demora 1 segundo.
Se você não se sentir confortável o suficiente não altere opções no fstab, aqui tem um explicação simples de como isso funciona.

3 curtidas

Ok, obrigado! Eu estava ficando preocupado, porque o meu HD é novo e todo boot o sistema fazia essa verificação, quem é noob no assunto como eu fica com bastante medo! kkk

1 curtida

Normal se não estiver demorando “o que só ocorre em um desligamento incorreto” pode deixar ativo, vale lembrar que se o sistema de arquivos utilizado for btrfs as opções devem ser 0 0.

1 curtida

Apenas uma dica @Nocchi, sugiro que não coloque [RESOLVIDO] no título da thread, pois ao marcar uma resposta como solução automaticamente o título passa a contar com um símbolo de verificado que sugere que há uma solução para o problema.

1 curtida

Ah ok @Aghbi, dessa não sabia… Obrigado pelo toque!

Não estou querendo ser chato, mas isto ajuda a manter a organização do fórum :grin:

Não mano, que isso kkkk, sua dica é muito bem-vinda, manter o fórum organizado é sempre bom

Uso o Ext4, então não deve ter problemas.