Toda midia montada manualmente o proprietario é sempre o root?

Olá, estou montando pendrives e HD externo manualmente (no caso do HD uso o fstab para facilitar), porém quando eu monto, não tenho permissão de gravação (não posso criar pastas :disappointed_relieved:), assim tenho sempre que usar o comando chown para mudar o proprietario de root para o meu usuario, queria saber se seria possivel eu montar um pendrive manualmente sem precisar mudar o proprietario? (meu usuario esta no grupo storage)

*pensei ate em colocar meu usuario no grupo root, porém nem o grupo tem permissão de criar pastas

Se o HD externo for FAT32/NTFS, você pode passar os valores uid= e gid=, que podem ser obtidos com o comando id (ignore o que fica entre parênteses, considere apenas o número).

$ id 
uid=1000(carlos) gid=1000(carlos) [...]
cat /etc/fstab
/dev/sda4		/mnt		vfat		defaults,uid=1000,gid=1000	0 0

Daí ao montar, seria como se o chown tivesse sido feito automaticamente.

2 curtidas

meu HD está no formato btrfs, porem como ja mudei o proprietario ai n tem problema, consigo fazer tudo. (tentei fazer isso q vc falou no btrfs só para ver o que acontecia… o sistema so não consegue montar mesmo)

Mas vc saberia dizer como eu monto o pendrive formatado em fat, pois eu montei ele numa pasta que criei no /mnt, no entanto ele não deixa eu gravar coisas nele, e nem o comando chown funciona. aparece isso:

(seu eu montar pelo thunar, consigo modificar o pendrive normalmente, porem quero aprender a mexer sem ser apenas pela interface grafica. Agora fica a pergunta, o que o thunar faz que eu não to conseguindo fazer?)
E eu so consegui abrir o pendrive pelo thunar depois que baixei a dependencia Arch Linux - gvfs 1.52.2-2 (x86_64), o que eu achei massa, foi depois de baixa-la, não precisei dar mais sudo poweroff ou sudo reboot no terminal apenas um reboot ou um poweroff funciona, não precisa digitar mais senha. Saberia dizer o pq?

Use uid=XXXX e gid=YYYY (os mesmos que você usaria no fstab) como a opção -o do comando mount:

mount -o uid=1000,gid=1000 /dev/sdXY /mnt/pendrive

Não foi por causa do GVFS. O GVFS puxou o Polkit, que o permite ao systemd (primeiro processo do sistema, e que gerencia o estado da máquina) aceitar comandos vindos de usuários comuns.

Dá para engordar essa mensagem ainda mais falando de D-Bus e das várias outras camadas na cebola chamada “Linux de desktop amigável”, e usar uma distribuição mais “linha de comando” como o Arch te dá muitas oportunidades para aprender sobre ela.

2 curtidas

vlw ai, deu certo o negocio, tu é o cara
vou ate da uma olhada agora nesse Polkit
muito obrigado por ajudar e um Bom Natal e Ano Novo ai :+1:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.