Tocador de vídeo VLC 3.0.19 traz ferramenta de inteligência artificial

,

A nova edição do popular tocador de vídeo VLC, 3.0.19, traz algumas novidades muito interessantes, entretanto, a maioria delas, ao menos por enquanto, é exclusiva para Windows.

Um exemplo é o suporte à tecnologia Super Resolution para GPUs compatíveis NVIDIA e Intel. Esta ferramenta, baseada em inteligência artificial, consegue aumentar a resolução e a qualidade de vídeos em tempo real, apesar de, em alguns casos, a imagem não ficar natural. O ideal é utilizar o recurso em vídeos em baixa qualidade, não para aprimorar ainda mais a qualidade de vídeos já em alta resolução. Para ativar o recurso, vá em “Advanced Settings > Output Modules”.

Imagem: NVIDIA

Outra novidade exclusiva para Windows é o suporte à decodificação AV1 via hardware, entretanto, ao menos para o Linux agora podemos decodificar arquivos AV1 HDR via software.

Ademais, para todos, temos melhor controle de capítulos em arquivos FFmpeg-muxed MP4, além de suporte a vídeos com rotação -90º.

Baixe o VLC 3.0.19 para Windows, Linux, macOS, iOS e Android no site oficial do projeto, ou em Flatpak para Linux, no Flathub!

5 curtidas